Uma Ontologia de Apoio à Participação Efetiva de Alunos em AVAs
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.79727Palavras-chave:
Educação a distância, Learning analytics, OntologiaResumo
O uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Educação a Distância tem gerado um crescente volume de dados provenientes de interações entre os atores desse processo. O tutor a distância é o ator responsável por mediar o processo de aprendizagem dos alunos e por promover a interação nos AVAs. O volume de dados gerado a partir dessas interações, se devidamente explorado, pode fornecer o entendimento sobre a relação de influência entre o desempenho dos tutores a distância e a participação efetiva de alunos em AVAs. Diante deste contexto, este trabalho apresenta uma ontologia para recomendação de ações que buscam promover a participação efetiva de alunos em AVAs.Downloads
Referências
CARVALHO, V.; MENDES, M.; FERREIRA, H.; DORÇA, F.; CATTELAN, R. Uma Ontologia para Apoio à Recomendação Automática e Personalizada de Conteúdo Considerando Estilos de Aprendizagem de Estudantes em Sistemas Adaptativos para Educação. In Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2016), p.1175- 1184, Uberlândia, 2016.
CASALS, A.; BRANDÃO, A. A. F. Modeling a mobile learning context data ontology. In Proceedings of the World Engineering Education Conference (EDUNINE), IEEE, Santos, 2017.
FONTES, L. M. O. MONITUM: Um Sistema Proativo para Monitoramento e Avaliação das Atividades de Tutoria a Distância em AVAs. 2017. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017, Natal, BR-RN.
GRELLER, W.; DRACHLER, H. Translating learning into numbers: A Generic Framework for Learning Analytics. Educational Technology & Society. v. 15, n. 3, p. 42–57, 2012.
HAWKINS, D. Identification of Outliers. Springer Netherlands, 1980.
LeBLANC, D. C. Statistics: Concepts and Applications for Science. Jones & Bartlett Publishers, 2004. 382 p.
NOY, N. F.; McGUINNESS, D. L. Ontology Development 101: A Guide to Creating Your First Ontology. 2001. Disponível em: <http://protege.stanford.edu/publications/ontology_development/ontology101.pdf>. Acesso em: 21 set 2016.
PROTÉGÉ. A free, open-source ontology editor and framework for building intelligent systems. Disponível em: <http://protege.stanford.edu/>. Acesso em: 21 set 2016.
SARMIENTO, C.; DUARTE, O.; BARRERA, M.; SOTO, R. Semi-Automated Academic Tutor for the Selection of Learning Paths in a Curriculum: an ontology-based approach. In Proceedings of the 8th International Conference on Engineering Education (ICEED), IEEE, Kuala Lumpur, 2016.
SHARMA, J. K. Business Statistics. Pearson Education India, 2012.
WARNER, R. Applied Statistics: From Bivariate Through Multivariate Techniques. SAGE, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2018-01-31
Publicado 2017-12-31