E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre

Autores

  • Jan Masschelein Universidade de Leuven

Palavras-chave:

Educação do olhar. Pedagogia. Pesquisa. Crítica.

Resumo

O artigo defende uma pedagogia pobre como possibilidade de educação do olhar. A partir de duas observações, uma de Walter Benjamim e outra de Michel Foucault, o autor discorre sobre o caminhar, como um novo olhar, e sobre a crítica como ato de atenção, respectivamente. Trata-se a pesquisa crítica educacional não como insight e como conhecimento, mas como possibilidade de abertura para um espaço existencial, um espaço concreto de liberdade prática. É, portanto, de uma pedagogia pobre que a pesquisa educacional crítica precisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jan Masschelein, Universidade de Leuven

Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Leuven

Arquivos adicionais

Publicado

2008-05-30

Como Citar

Masschelein, J. (2008). E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Educação & Realidade, 33(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6685

Edição

Seção

Artigos