Relações interfirmas e emprego na rede de empresas: a experiência de externalização de uma empresa no setor de telecomunicações

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandro Ruduit

Palavras-chave:

reestruturação, rede de empresas, relações interfirmas, emprego, telecomunicações

Resumo

A reestruturação do setor de telecomunicações vem implicando a formação de estruturas empresariais na forma de rede. Neste artigo, examinam-se os padrões de relacionamento interfirmas e de emprego na rede de empresas liderada pela Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT). A análise abrange onze empresas, prestadoras de diferentes tipos de serviços (digitalização de centrais de comutação, cabeamento e instalação de terminais telefônicos) e localizadas em diversos níveis da rede (“empresas terceiras”, “quartas”, “quintas” e “sextas”). Conclui-se que existe grande diversidade no relacionamento interempresas (relacionadas à interação entre a estratégia competitiva da empresa central e os tipos de serviços prestados) e nas práticas de emprego (associadas às relações interfirmas e à posição das empresas nos níveis da rede).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Ruduit

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; RUDUIT, S. Relações interfirmas e emprego na rede de empresas: a experiência de externalização de uma empresa no setor de telecomunicações. Sociologias, [S. l.], v. 4, n. 8, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5862. Acesso em: 18 abr. 2024.