Subdesenvolvimento e mercado de trabalho: uma análise a partir do pensamento latino-americano**

Autores

  • Liana Maria da Frota Carleial Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Subdesenvolvimento, Teoria da Dependência, Mercado de Trabalho,

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar em que medida a Teoria da Dependênciaé ainda capaz de iluminar a discussão sobre o mercado de trabalho em paísessubdesenvolvidos, especialmente os da América Latina. Inicialmente, ele aborda adiscussão clássica sobre desenvolvimento/subdesenvolvimento, baseada na visãocentro – periferia. Em seguida, apresenta aspectos centrais da contribuição deFernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto, a qual será contraposta àquela de RuiMauro Marini, acerca da dependência. O artigo, então, discute os impactos daglobalização sobre os mercados de trabalho em países periféricos como o Brasile reflete sobre as possibilidades de a Teoria da Dependência ainda esclareceraspectos importantes desta realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Maria da Frota Carleial, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Economista, professora titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora doConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, é diretorade Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (DIRUR) do Ipea.

Downloads

Como Citar

CARLEIAL, L. M. da F. Subdesenvolvimento e mercado de trabalho: uma análise a partir do pensamento latino-americano**. Sociologias, [S. l.], v. 12, n. 25, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17739. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução