Subdesenvolvimento e mercado de trabalho: uma análise a partir do pensamento latino-americano**

Autores/as

  • Liana Maria da Frota Carleial Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palabras clave:

Desenvolvimento, Subdesenvolvimento, Teoria da Dependência, Mercado de Trabalho,

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar em que medida a Teoria da Dependênciaé ainda capaz de iluminar a discussão sobre o mercado de trabalho em paísessubdesenvolvidos, especialmente os da América Latina. Inicialmente, ele aborda adiscussão clássica sobre desenvolvimento/subdesenvolvimento, baseada na visãocentro – periferia. Em seguida, apresenta aspectos centrais da contribuição deFernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto, a qual será contraposta àquela de RuiMauro Marini, acerca da dependência. O artigo, então, discute os impactos daglobalização sobre os mercados de trabalho em países periféricos como o Brasile reflete sobre as possibilidades de a Teoria da Dependência ainda esclareceraspectos importantes desta realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liana Maria da Frota Carleial, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Economista, professora titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisadora doConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, é diretorade Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (DIRUR) do Ipea.

Cómo citar

CARLEIAL, L. M. da F. Subdesenvolvimento e mercado de trabalho: uma análise a partir do pensamento latino-americano**. SOCIOLOGIAS, [S. l.], v. 12, n. 25, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17739. Acesso em: 29 abr. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Sociologia da Tradução