Impacto na Aprendizagem Envolvendo o Desenvolvimento de Aplicativos na Educação Básica: um Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

  • Giselle Araújo e Silva de Medeiros UFSC
  • Christiane Gresse von Wangenheim UFSC
  • Juliana Cristina Faggion Bergmann UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89277

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Desenvolvimento de Aplicativo, Programação, Educação Básica.

Resumo

O ensino de computação na Educação Básica tem se apresentado como uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades do século XXI. Vem sendo tipicamente ensinado por meio de linguagens de programação como App Inventor, ferramenta que possibilita o desenvolvimento de aplicativos móveis para smartphones. Porém, ainda não se tem uma compreensão dos impactos que práticas pedagógicas têm gerado na aprendizagem dos alunos com esse enfoque específico no ambiente de programação. O artigo apresenta o resultado de um Mapeamento Sistemático da Literatura em que se buscou analisar os impactos de práticas pedagógicas de desenvolvimento de aplicativos com o App Inventor na aprendizagem de conteúdos curriculares da Educação Básica tanto no Brasil quanto internacionalmente. Os resultados mostram que há práticas realizadas em ambiente de programação em atividades extracurriculares, especialmente no contraturno e em período de férias, indicando que há ainda poucas práticas  interligando o currículo com o App Inventor. Os resultados positivos têm relação com as estratégias metodológicas escolhidas para a aplicação das práticas, cujos melhores resultados estão relacionados aos interesses, aos problemas do cotidiano dos alunos e a partir da formação de professores das instituições. Por outro lado, as dificuldades apontadas envolvem limitações dos alunos em conhecimentos básicos e pouco tempo para o desenvolvimento das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

ARAÚJO E SILVA DE MEDEIROS, G.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; CRISTINA FAGGION BERGMANN, J. Impacto na Aprendizagem Envolvendo o Desenvolvimento de Aplicativos na Educação Básica: um Mapeamento Sistemático da Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 444–453, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89277. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89277. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Software livre na educação