Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem Significativa

Autores

  • Kelly Hannel PPGIE, UFRGS
  • José Valdeni de Lima PPGIE, UFRGS
  • Luís Descalço Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70718

Palavras-chave:

ensino personalizado, MOODLE, aprendizagem significativa, subsunçores.

Resumo

A educação personalizada só é possível após a identificação das
dificuldades dos alunos que os impedem de terem os subsunçores necessários para captarem e aprenderem os conteúdos que lhes são ministrados. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), nesse artigo o MOODLE, são identificados os pontos fortes e fracos de cada aluno, relacionados nesse caso à disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Após essa identificação, são indicados conteúdos personalizados visando sanar as possíveis dificuldades de cada indivíduo. Constatou-se que através da indicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) que levem em consideração o ritmo e a base de conhecimento individual, pode-se obter melhores resultados para a aprendizagem. Isso ocorre pois o aluno consegue ancorar os novos conteúdos a partir dos seus próprios subsunçores atingindo-se assim a almejada Aprendizagem Significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

HANNEL, K.; VALDENI DE LIMA, J.; DESCALÇO, L. Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem Significativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70718. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70718. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem