Análise Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdics) no Processo Educacional da Geração Internet

Autores

  • Silvia Cota Machado CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70645

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Geração Internet, Educação, Aprendizagem colaborativa

Resumo

O uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) altera o processo educacional dos estudantes da era digital. Um dos maiores desafios do professor do Século XXl é entender as demandas e incorporá-las nas práticas pedagógicas. O espaço de aprendizagem formado por alunos interativos e conectados ganha uma nova abordagem: a aprendizagem colaborativa. Nesta perspectiva o objetivo da pesquisa foi, através da aplicabilidade de Blogs e videoaulas no ambiente de aprendizagem, relatar a experiência no uso de TDICs como instrumento mediador no processo educacional e as percepções dos alunos ao utilizá-las. O método de pesquisa foi um estudo de caso realizado com estudantes de uma instituição de ensino em Belo Horizonte-MG. O instrumento de pesquisa foi o questionário. Os resultados indicam quais tecnologias podem ser adotadas para complementar as aulas e quais são consideradas mais relevantes pelos alunos, aqui chamados de Geração Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

COTA MACHADO, S. Análise Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdics) no Processo Educacional da Geração Internet. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70645. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70645. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas