UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O USO DO EXCEL PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.61431Palavras-chave:
Educação Estatística, Investigação, Tecnologias Digitais.Resumo
Este estudo discute a Educação Estatística e tem como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma proposta que inclui os estudos da representação gráfica, realizada por alunos do Ensino Fundamental, utilizando o software Excel. As análises resultantes desta investigação evidenciam que o campo estatístico precisa ser consolidado no espaço escolar. Os resultados sugerem que os alunos apreciam e se envolvem em propostas que tomam como ponto de partida a coleta e análise dos dados, isto é, aprender estatística “fazendo estatística” é uma necessidade. As dificuldades encontradas devemse, em grande parte, à falta de conhecimento relativo aos conceitos estatísticos e ao software utilizado. Apesar disso, o Excel foi um recurso que potencializou as relações entre as variáveis envolvidas, dando ênfase a um trabalho interpretativo e reflexivo, a partir da compreensão da realidade.Downloads
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Publicado
2015-12-30
Como Citar
FINATTO BIANCHINI, D.; BISOGNIN, C.; DA SILVA SOARES, D. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O USO DO EXCEL PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/1679-1916.61431. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/61431. Acesso em: 17 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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