O Design Participativo e as Ferramentas para a Autoria de Conteúdos em Ambientes Imersivos Educacionais

Leander de Oliveira, Danúbia Bueno Espíndola, Marilia Abrahão Amaral, Zelia Couto, Debora Pereira Laurino

Resumo


A partir da definição de abordagens que permitem envolver o usuário no processo  de  desenvolvimento,  dentre  elas  o  Design  Participativo  e  o  Design  de Interação, é discutido o processo de autoria para os ambientes imersivos educacionais. Diante desse cenário, observa-se que os atores/autores deste processo poderiam possibilitar diferentes considerações e reflexões no desenvolvimento destes ambientes. Esse artigo tem como objetivo apresentar um levantamento de softwares indicados para o processo de autoria dos ambientes desta natureza. Foi realizada uma avaliação dos softwares e posterior discussão para incorporá-los em abordagens participativas.


Palavras-chave


Design de Interação; Design Participativo; Ambientes Imersivos Educacionais; Autoria

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.53540

Direitos autorais



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br