OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERAÇÃO E ANIMAÇÃO COM SIMULADORES

Autores

  • Franciele Francisca Marmentini Rovani Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Gabriela Dambros Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • João Henrique Quoos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Roberto Cassol Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30885

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, ensino, relevo, bacia hidrográfica, geografia

Resumo

O objetivo deste trabalho constou da elaboração de objetos de aprendizagem para serem aplicados em sala de aula abordando temas e conceitos geográficos, visando contribuir
para o processo de ensino e aprendizagem, especialmente da Geografia. Para tanto, utilizou-se os softwares ArcGis 9.3, no módulo ArcMap, o Photoshop e o Flash. Como resultado obteve-se dois simuladores animados e interativos: um de relevo e outro de bacias hidrográficas. De posse destes materiais elaboraram-se algumas sugestões de aplicação dos mesmos com alunos da Educação Básica, de modo a proporcionar a interação dos mesmos com os materiais. Assim, contatou-se que as tecnologias na educação apresentam-se como grandes potenciais para a aprendizagem e integração dos educandos com os temas em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

MARMENTINI ROVANI, F. F.; DAMBROS, G.; QUOOS, J. H.; CASSOL, R. OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: INTERAÇÃO E ANIMAÇÃO COM SIMULADORES. RENOTE, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30885. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30885. Acesso em: 3 jul. 2022.