Educação e inclusão digital para idosos

Michele Marinho da Silveira, Josemara de Paula Rocha, Marlon Francys Vidmar, Lia Mara Wibelinger, Adriano Pasqualotti

Resumo


A dificuldade em entender a nova linguagem tecnológica traz consigo um problema social; e o idoso, por vezes, retorna ao caminho da educação na perspectiva de uma atualização cultural e reaproximação social. As tecnologias de informação e comunicação intensificarão esse processo de aprendizagem, ao permitir interagir com diferentes informações, pessoas e grupos, e socializar seus conhecimentos e suas próprias histórias de vida, aumentando sua auto-estima e auto-realização. Este artigo tem como objetivo discutir algumas questões importantes para uma educação gerontológica mais participativa e transformadora, desde as manifestações clínicas do envelhecimento, a possibilidade de inclusão digital e a educação gerontológica mediada pela informática.


Palavras-chave


Gerontologia, Educação, Tecnologia, Inclusão, Idoso

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.15210

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