Aprendizagem de física e engajamento através do jogo nivelamento online durante a pandemia da COVID-19

Danilo Sande, Denise Sande, Ana Amélia Carvalho

Resumo


Neste artigo, analisou-se o efeito da utilização do jogo Nivelamento Online (NiO) na aprendizagem de Física e no engajamento de dois grupos de alunos universitários durante a pandemia da COVID-19. O grupo 1 utilizou o jogo para resolver uma série de problemas de Física na primeira semana, enquanto o grupo 2 resolveu os mesmos desafios no Moodle. Na semana seguinte, os grupos responderam a uma nova série de problemas, mas trocaram os recursos tecnológicos. No estudo, foram coletados dados de usabilidade através do questionário SUS, de engajamento com o instrumento EGameFlow, e de aprendizagem, motivação e satisfação dos alunos no questionário sobre a experiência do aluno. Os resultados obtidos evidenciam que o jogo Nivelamento Online propiciou satisfação na experiência ao usuário e mostrou-se eficiente como uma ferramenta de apoio ao ensino não presencial, proporcionando engajamento aos estudantes universitários, além de melhores resultados na aprendizagem, motivação e satisfação quando comparado com o Moodle.

Palavras-chave


jogo Nivelamento Online; jogos educacionais; engajamento, ensino de Física; pandemia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.121187

Direitos autorais 2022 Danilo Sande, Denise Sande, Ana Amélia Carvalho



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br