Gamificação no ensino superior em ciência da computação: Uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.118534

Palavras-chave:

gamificação, ensino superior, ciência da computação, revisão sistemática da literatura

Resumo

Gamificação é a prática de aplicar elementos e princípios de jogos em
ambientes não relacionados a jogos. Esse recurso tem sido amplamente utilizado no ensino superior em diferentes áreas do conhecimento, incorporando elementos de elearning com gamificação, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática da literatura, discutirá a eficácia da gamificação, seus benefícios e como ela vem sendo aplicada no âmbito da Ciência da Computação. A partir da revisão realizada foi verificado que a maioria das publicações apresentou resultados positivos com a gamificação, principalmente no engajamento e na motivação dos estudantes. Contudo, em alguns casos, foi identificada uma diminuição dos benefícios em longo prazo, dependente da forma como a prática é aplicada.

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Publicado

2021-07-28

Como Citar

AUGUSTO FEICHAS, F.; DUARTE SEABRA, R.; DINIZ DE SOUZA, A. Gamificação no ensino superior em ciência da computação: Uma revisão sistemática da literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 443–452, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.118534. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/118534. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Software educacional