Categorização de vídeos educacionais do Youtube por meio de comentários

Autores

  • Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho UFVJM
  • Cristiano Grijó Pitangui UFSJ
  • Eduardo Augusto Costa Trindade UFVJM
  • Luciana Pereira de Assis UFVJM
  • Alessandro Vivas Andrade UFVJM
  • Dayane Priscila Bicalho de Souza FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110305

Palavras-chave:

Categorização, mineração de texto, youtube.

Resumo

O Youtube ´e uma plataforma online que oferta Objetos de Aprendizagem sobre as mais diversas áreas do conhecimento. De maneira a facilitar a busca por conteúdos, o Youtube categoriza os seus vídeos em diversas classes. No entanto, já apontou-se que, de forma geral, a categorização dos vídeos não é relevante ou que as categorias estão erroneamente atribuídas aos vídeos. Este trabalho utiliza técnicas de Mineração de Texto com o objetivo de analisar os comentários dos vídeos e identificar se eles possuem potencial para serem utilizados para a categorização de vídeos educacionais. Resultados experimentais apontam que existem diferenças importantes nos vocabulários dos comentários dos vídeos educacionais e não educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

CARLOS FONTE BOA CARVALHO, H.; GRIJÓ PITANGUI, C.; AUGUSTO COSTA TRINDADE, E.; PEREIRA DE ASSIS, L.; VIVAS ANDRADE, A.; PRISCILA BICALHO DE SOUZA, D. Categorização de vídeos educacionais do Youtube por meio de comentários. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 621–629, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110305. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110305. Acesso em: 3 out. 2022.