Ferramentas Visuais para o Ensino de Machine Learning na Educação Básica

Christiane Gresse von Wangenheim, Jean C. R. Hauck, Fernando S. Pacheco, Matheus F. Bertonceli Bueno

Resumo


Ensinar Machine Learning (ML) em escolas ajuda a preparar estudantes para lidar com questões sociais, econômicas e éticas do século 21. Isso requer ferramentas apropriadas a cada idade que permitem que os estudantes criem uma concepção abrangente de ML e sua aplicação. Desse modo, apresentamos um mapeamento de ferramentas visuais emergentes que ajudam a ensinar conceitos de ML na Educação Básica e caracterizamos as ferramentas em relação ao suporte para o desenvolvimento e deployment de modelos de ML em contextos educacionais. Os resultados podem ajudar designers instrucionais e instrutores a selecionar ferramentas apropriadas a fim de contribuir para a democratização de competências em ML.


Palavras-chave


Machine learning; ferramenta visual; ensino de computação; educação Básica

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110291

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