Ferramentas Visuais para o Ensino de Machine Learning na Educação Básica

Autores

  • Christiane Gresse von Wangenheim UFSC
  • Jean C. R. Hauck UFSC
  • Fernando S. Pacheco IFSC
  • Matheus F. Bertonceli Bueno UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110291

Palavras-chave:

Machine learning, ferramenta visual, ensino de computação, educação Básica

Resumo

Ensinar Machine Learning (ML) em escolas ajuda a preparar estudantes para lidar com questões sociais, econômicas e éticas do século 21. Isso requer ferramentas apropriadas a cada idade que permitem que os estudantes criem uma concepção abrangente de ML e sua aplicação. Desse modo, apresentamos um mapeamento de ferramentas visuais emergentes que ajudam a ensinar conceitos de ML na Educação Básica e caracterizamos as ferramentas em relação ao suporte para o desenvolvimento e deployment de modelos de ML em contextos educacionais. Os resultados podem ajudar designers instrucionais e instrutores a selecionar ferramentas apropriadas a fim de contribuir para a democratização de competências em ML.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

GRESSE VON WANGENHEIM, C.; C. R. HAUCK, J.; S. PACHECO, F.; F. BERTONCELI BUENO, M. Ferramentas Visuais para o Ensino de Machine Learning na Educação Básica. RENOTE, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 511–520, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110291. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110291. Acesso em: 22 maio. 2022.