Modelagem do Problema de Cobertura de Conjunto para Recomendação de Objetos de Aprendizagem aplicado ao Repositório do YouTube

Eduardo Augusto Costa Trindade, Luciana Pereira de Assis, Alessandro Vivas Andrade, Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho, Cristiano Grijó Pitangui, Fabiano Azevedo Dorça

Resumo


Este trabalho propõe um novo modelo para o Problema de Cobertura de Conjunto utilizado no processo de recomendação de objetos de aprendizagem. Cada objeto traz um conjunto de conceitos e, para evitar uma sobrecarga cognitiva do aprendiz, é necessário atentar-se para as repetições desses conceitos. Assim, a modelagem proposta consiste na seleção de um conjunto de objetos com menor custo e menor repetição de conceitos. Para solucionar o problema foi utilizado um algoritmo genético associado à um sistema de recomendação de objetos integrado à API do YouTube. Os resultados dos experimentos demonstram que a abordagem proposta se mostra promissora, possibilitando uma recomendação eficiente de vídeos que atenda `as requisições do usuário.


Palavras-chave


Recomendação; Objetos de Aprendizagem; Ensino eletrônico, YouTube.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110254

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