Explorando uma colmeia: uma proposta de modelagem com o GeoGebra 3D

Débora Silva Soares, Márcia Rodrigues Notare, Matheus Faria de Moraes

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades de trabalho com um modelo matemático dinâmico em sala de aula e potencialidades do software GeoGebra nestes possíveis cenários. Para isso, consideramos um modelo matemático dinâmico para o problema de otimização da superfície do alvéolo de uma colmeia de abelhas. A discussão do potencial didático da proposta é realizada à luz de referencial teórico sobre modelagem matemática e sobre a utilização de tecnologias digitais, em especial a matemática dinâmica. Três possibilidades de trabalho com o modelo são abordadas: Aplicações, Análise de Modelos e Modelagem. Para cada uma delas, potencialidades do GeoGebra são elencadas, destacando-se aquelas relacionadas à visualização, dinamicidade e múltiplas representações do problema estudado.


Palavras-chave


Modelagem matemática, matemática dinâmica, alvéolo da colmeia, problemas de otimização

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.110213

Direitos autorais 2021 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br