Formação inicial docente: análise de projetos pedagógicos de curso e suas relações com as tecnologias digitais

Juliana Brandão Machado, Grazielle de Souza Brandão

Resumo


Este artigo tem o objetivo de analisar os currículos de cursos de licenciatura de uma universidade pública, a fim de perceber as suas relações com as tecnologias digitais. Problematiza a ideia de que a formação docente precisa estar alinhada às concepções contemporâneas, incluindo neste cenário a cibercultura e a inclusão digital. A pesquisa foi realizada através da análise dos projetos pedagógicos de curso (PPC), buscando descritores relacionados à cultura digital nas concepções de curso, perfil do egresso, organização curricular e ementário, configurando uma pesquisa documental. A discussão dos dados demonstra uma concepção difusa sobre tecnologia na maioria dos documentos analisados, bem como a pouca presença de componentes curriculares para abordar a relação das tecnologias digitais na educação. A inexistência de referência aos processos de inclusão digital nos PPC analisados e a perspectiva reducionista e instrumental com que as tecnologias são mencionadas nos processos formativos indicam haver um distanciamento entre a formação inicial docente e o cenário sociotécnico contemporâneo nesta instituição.


Palavras-chave


Tecnologias digitais; Formação docente; Cibercultura; Inclusão digital; Licenciatura.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106011

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