A adoção de metodologias ativas, software livres e repositórios gratuitos no ensino do processamento e interpretação de imagens de Radar Sentinel-1

Jean Carlos Dias, Andréa Pereira Mendonça

Resumo


Neste artigo apresenta-se uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no emprego de metodologias ativas e softwares livres, para capacitar graduandos e profissionais recémegressos de cursos superiores relacionados ao Meio Ambiente a processar e interpretar imagens de Radar Sentinel-1. Os resultados observados, a partir da realização de um estudo de caso, demonstraram evidências da aprendizagem dos alunos quanto ao uso de tecnologias, ao processamento de imagens de Radar orbital e interpretação dessas imagens para a realização de diagnóstico ambiental. Como contribuição deste trabalho, foi produzido um Guia para professores de geotecnologias de Cursos Superiores para favorecer o ensino de interpretação e análise de imagens de Radar Sentinel-1.


Palavras-chave


Ensino de Sensoriamento Remoto. Geotecnologias. Metodologias Ativas. Software livre.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105994

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