A ESPIRAL DO CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DENTRO DA UNIVERSIDADE

Ana Catarina Silva Lima, Marlusa Gosling

Resumo


O artigo trata  da criação e gestão do conhecimento dentro de uma Organização, que passa pelo aprendizado individual e de grupos e pelo processo de desenvolvimento de software a partir das experiências dentro dos projetos que adotam programas de melhoria. O objetivo desse artigo é analisar a experiência do Departamento de Ciência da Computação (DCC) à luz da teoria da criação do conhecimento organizacional preconizada por Nonaka e Takeuchi (1997). Dessa forma, pretende-se verificar o modo como ocorreu a evolução no processo de criação de conhecimento durante a implementação do programa de melhoria adotado por um convêncio entre a TELEMIG (hoje TELEMAR) e o Departamento de Ciência da Computação da UFMG.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento; desenvolvimento de produtos; aprendizagem organizacional

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



REAd - Revista Eletrônica de Administração
Escola de Administração | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rua Washington Luiz, 855 - Porto Alegre/RS - Brasil | CEP: 90.010-460

Correio eletrônico: ea_read@ufrgs.br