Cultura Popular Negra e Subalternidade: uma análise do espetáculo Zumbi de João das Neves

Autores

  • Carina Maria Guimarães Moreira (Universidade Federal de São João del-Re i – UFSJ, São João del-Rei/MG, Brasil) Universidade Federal de São João del Rei http://orcid.org/0000-0001-9144-2581

Palavras-chave:

João das Neves, Cultura Popular Negra, Pós-colonial, Teatro Político, Teatro de Arena

Resumo

A partir dos conceitos de cultura popular negra e pós-colonial em Stuart Hall, o presente artigo tece uma análise da peça Zumbi, dirigida em 2012 por João das Neves. Zumbi é inspirada no musical Arena Conta Zumbi (1965), de Boal e Guarnieri, considerado uma das primeiras respostas no campo cultural ao golpe de 1964. João das Neves propôs em sua montagem a formação de um elenco com atores negros, deslocando o foco da resposta política ao golpe militar de 1964 para um debate, não menos político, sobre a cultura afro-brasileira e sua história, trazendo à tona uma discussão acerca do racismo e das desigualdades sociais presentes em nossa sociedade desde sempre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Maria Guimarães Moreira (Universidade Federal de São João del-Re i – UFSJ, São João del-Rei/MG, Brasil), Universidade Federal de São João del Rei

Vice coordenadora da implantação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Professora no Programa de Pós-Graduação e no Curso de Graduação em Teatro da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ (nas áreas de Direção, Iluminação Cênica e Elementos Plásticos da Cena). Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP. Doutora em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009). Bacharel em Direção Teatral com Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral. Atua fundamentalmente nos seguintes temas: direção teatral, teatro e política; iluminação cênica, análise da cena teatral e cultura afrodescendente.

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Moreira (Universidade Federal de São João del-Re i – UFSJ, São João del-Rei/MG, Brasil), C. M. G. (2022). Cultura Popular Negra e Subalternidade: uma análise do espetáculo Zumbi de João das Neves. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 9(1), 1–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/78813

Edição

Seção

Outros Temas