Narrativas Midiáticas sobre a relação entre corpo e jogos olímpicos nas décadas de 1890 e 1900

Autores

  • Fausto Amaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ – Rio de Janeiro/RJ, Brasil) Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/Uerj)

Palavras-chave:

Jogos Olímpicos, Mídia, Corpo, Cidade, Rio de Janeiro,

Resumo

Os jogos olímpicos apresentavam-se ao habitante do Rio de Janeiro das décadas de 1890 e 1900 como algo além do esporte. Circo, teatro e cinema eram espaços culturais onde aqueles eventos podiam ser assistidos, como os jornais da época anunciavam. As Olimpíadas do Comitê Olímpico Internacional também eram noticiadas, porém disputavam a atenção dos leitores cariocas com jogos não-oficiais, como os que foram realizados em Montevidéu no ano de 1907. Entendido esse contexto, neste artigo são apresentadas algumas questões relativas ao ideal de corpo no referido período e seu diálogo com a novidade representada pelos jogos olímpicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fausto Amaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ – Rio de Janeiro/RJ, Brasil), Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/Uerj)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom/Uerj), com bolsa Faperj. Mestre pela mesma instituição, com bolsa Capes. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Uerj. Pesquisador no projeto "Meios de Comunicaçao, Idolatria, Identidade e Cultura Popular", coordenado pelo Professor Ronaldo Helal. É um dos editores do blog "Comunicação, Esporte e Cultura". Pesquisador associado ao GP de Esportes da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e ao LEME/Uerj (Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte). Membro da Sociedade Internacional dos Historiadores Olímpicos (International Society of Olympic Historians). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos olímpicos, futebol, história da mídia, herói e esportes.

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Amaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ – Rio de Janeiro/RJ, Brasil), F. (2022). Narrativas Midiáticas sobre a relação entre corpo e jogos olímpicos nas décadas de 1890 e 1900. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 6(3), 406–428. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/61956

Edição

Seção

As Olimpíadas como Performance