Ação afirmativa na Índia e no Brasil: um estudo sobre a retórica acadêmica

Autores

  • João Feres Jr. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Verônica Toste Daflon Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ação afirmativa, Discriminação, Índia, Brasil, Retórica

Resumo

Políticas de ação afirmativa têm sido aplicadas para resolver problemas sociais e políticos derivados da persistência de padrões sociais de desigualdade e discriminação em diversos países. Embora sejam comumente associadas aos Estados Unidos, as ações afirmativas foram aplicadas pioneiramente pela Índia, durante a década de 1950, quando a Constituição estabeleceu cotas nas legislaturas, no emprego público e no ensino superior para as Scheduled Castes e Scheduled Tribes. O Brasil, por sua vez, começou a adotar cotas na admissão às universidades para pretos, pardos e pobres apenas em 2003. A despeito de suas trajetórias históricas distintas e das várias diferenças que caracterizam cada sociedade, os argumentos levantados por acadêmicos contra essas políticas nos dois países são idênticos ou análogos. Neste artigo, agrupamos esses argumentos em três grupos temáticos, a fim de demonstrar que eles podem ser ligados às teses conservadoras identificadas por Albert Hirschman como as do efeito perverso, da futilidade e da ameaça. Na conclusão, discutimos como esses argumentos, que são apresentados por seus autores como contribuições progressistas para o debate público, podem de fato obstruir a diminuição da discriminação e da exclusão social. 

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Biografia do Autor

João Feres Jr., Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Ciência Política

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

Verônica Toste Daflon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre a Desigualdade (NIED, IFCS-UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

FERES JR., J.; DAFLON, V. T. Ação afirmativa na Índia e no Brasil: um estudo sobre a retórica acadêmica. Sociologias, [S. l.], v. 17, n. 40, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/60955. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução