Burocracia e Inserção Social: uma proposta para entender a gestão das organizações públicas no Brasil
Palavras-chave:
Burocracia, Inserção Social, Organizações Públicas, Programa Bolsa Família, Brasil,Resumo
Este artigo se propõe a refletir, com base nas abordagens institucional e dasociologia econômica, a gestão das organizações públicas no Brasil. Sabe-se que agestão destas é influenciada pela ação de grupos de interesse, principalmente emnosso país, caracterizado, dentre outras coisas, por traços patrimonialistas. Tal contextofaz com que aqueles que atuam na esfera pública se deparem constantementecom o dilema da ação coletiva, resumido na seguinte pergunta: em tais condiçõesde pressão, como as organizações públicas conseguirão agir em prol do interessecoletivo? Para esta questão, própria do tema estrutura/agência, o seguinte trabalhosugere duas respostas: uma que destaca a agência, racionalidade e formação depreferências e outra, estrutural, centrada no insulamento burocrático e na inserçãosocial. Após tal reflexão e com o propósito de ilustrar a pertinência das duas respostas,o artigo apresenta o exemplo do Programa Bolsa Família, destacando a contribuiçãoda Caixa Econômica Federal e das Prefeituras para seu sucesso. Finalmente,apresenta as considerações finais e recomendações para estudos futuros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
HELAL, D. H.; BARBOSA, J. A. Burocracia e Inserção Social: uma proposta para entender a gestão das organizações públicas no Brasil. Sociologias, [S. l.], v. 12, n. 25, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17749. Acesso em: 29 abr. 2025.
Edição
Seção
Interfaces
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.