Identidades e novas direções da crítica brasileira: o caso da recepção de Vazante

Auteurs

  • Eliska Altmann Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Bruno Sciberras de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.1590/15174522-02004913

Mots-clés :

crítica cinematográfica, identidades, recepção, sociologia da cultura

Résumé

A partir do estudo de caso da recepção do filme Vazante no contexto nacional, o artigo indica hipóteses sobre novas direções da crítica cinematográfica, dentre as quais se destacam: a ênfase em dimensões de pertencimento identitário; a valorização de participação presencial e direta nos debates; e a indicação de conhecimento proveniente da crítica. Argumenta-se que tais direções expressam demandas relevantes por conferir visibilidade a reivindicações de justiça e ao sentido histórico de desigualdades, em particular a seus efeitos no campo cinematográfico. Notamos também possíveis impasses indicados pela crítica, sobretudo referentes a aspectos que fundamentaram parâmetros críticos convencionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eliska Altmann, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRRJ).

Bruno Sciberras de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFRJ. Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC/UFRJ).

Téléchargements

Publiée

2018-12-14

Comment citer

ALTMANN, Eliska; CARVALHO, Bruno Sciberras de. Identidades e novas direções da crítica brasileira: o caso da recepção de Vazante. Sociologias, [S. l.], v. 20, n. 49, 2018. DOI: 10.1590/15174522-02004913. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/80716. Acesso em: 25 sept. 2026.