JUSTIÇA. HÁ ALGUMA? - CONFLITUALIDADE, JUSTIÇA E PODER EM MICHEL FOUCAULT
Mots-clés :
Sujeito do Conhecimento, Verdade, Poder, Práticas Judiciárias, JustiçaRésumé
A Verdade e as Formas Jurídicas - conjunto de cinco conferências pronunciadas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1973, mais tarde publicada pela editora da própria Universidade, Foucault vai mostrar como se puderam formar domínios de saber a partir de práticas sociais,, que fizeram aparecer novos objetos, novos conhecimentos e formas novas de sujeitos do conhecimento. Partindo de como os homens arbitram os danos e as responsabilidades na história do Ocidente - as práticas judiciárias , a sociedade definiu tipos de subjetividade, formas de saber, relações entre os homens e a verdade, que deram origem a um certo saber do homem, da individualidade no século XIX.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Comment citer
SOCIOLOGIAS, Comissão Editorial; CORRÊA RIBEIRO, ISELDA. JUSTIÇA. HÁ ALGUMA? - CONFLITUALIDADE, JUSTIÇA E PODER EM MICHEL FOUCAULT. Sociologias, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/6882. Acesso em: 19 sept. 2026.
Numéro
Rubrique
Resenhas
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.