O primado do direito e as exclusões abissais. Reconstruir velhos conceitos, desafiar o cânone

Auteurs

  • Sara Araújo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

DOI :

https://doi.org/10.1590/15174522-018004304

Mots-clés :

Epistemologias do Sul, Estado de direito, colonialidade jurídica, pluralismo jurídico, ecologia de direitos e de justiças

Résumé

O direito moderno eurocêntrico é um instrumento poderoso de reprodução do colonialismo, promovendo exclusões abissais e circunscrevendo o horizonte de possibilidades à narrativa linear de progresso. A linha abissal é, pois, tanto epistemológica como jurídica. Do outro lado da linha, uma multiplicidade de universos jurídicos são desperdiçados, invisibilizados e classificados como inferiores, primitivos, locais, residuais ou improdutivos. Este texto assume o desafio de cruzar as Epistemologias do Sul com a sociologia do direito. Mais concretamente, recupera o conceito de pluralismo jurídico, reconfigurando-o como instrumento de ampliação do presente enquanto ecologia de direitos e de justiças. Começo por mostrar como a imposição global do primado do direito é um mecanismo de expansão do projeto capitalista e colonial, argumentando que a colonialidade jurídica mimetiza a colonialidade do saber. Em seguida, mostro como o reconhecimento do pluralismo jurídico não significa necessariamente a superação do modelo expansionista. Finalmente, defendo a ampliação do cânone jurídico pela dilatação do leque de experiências jurídicas conhecidas, um processo que impõe o reconhecimento dos direitos reivindicados no âmbito de uma legalidade cosmopolita e uma sociologia das ausências dos direitos dos oprimidos mais silenciados que se expressam em dimensões mais invisíveis, enunciando-se fora das lutas jurídicas formuladas nos termos modernos do direito e da política

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sara Araújo, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e co-coordenadora do Projeto "ALICE, Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas”.

Téléchargements

Publiée

2016-11-20

Comment citer

ARAÚJO, Sara. O primado do direito e as exclusões abissais. Reconstruir velhos conceitos, desafiar o cânone. Sociologias, [S. l.], v. 18, n. 43, 2016. DOI: 10.1590/15174522-018004304. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/62150. Acesso em: 19 sept. 2026.