A globalização e seus reflexos sobre os trabalhadores “estáveis”: petroleiros da Fafen/Petrobrás

Auteurs

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Frederico Lisbôa Romão

Mots-clés :

globalização, sindicalismo, trabalhadores estáveis, precarização, petroleiros

Résumé

Esse trabalho busca contribuir para discussão da globalização e seus reflexos sobre os trabalhadores ditos estáveis, suas organizações, a subjetividade operária e o chão da fábrica a partir de Sergipe na década de 90, no caso particular da Fábrica de Fertilizantes da Petrobrás (Fafen/Petrobrás). A tabulação e análise dos dados coletados, nos possibilita algumas conclusões: 1) As mudanças ocorridas no chão da fábrica denotam uma precarização das condições de trabalho externalizadas em: menos postos de serviço, mais tarefas, menos segurança, menos estabilidade, perda e flexibilização de direitos. Esse processo atinge diretamente os trabalhadores tidos como estáveis permitindo-nos concluir que não são precisas as afirmações que os denominam de “elite” ou privilegiados; 2) o sindicato da categoria, apesar da experiência dos seus quadros diretivos, que estavam à frente do movimento desde o início dos anos 80, tendo inclusive posição destacada a nível nacional, apesar do seu nível de organização e da sua inserção no interior da unidade fabril, foi incapaz de encontrar formas alternativas ao avanço da empresa, que consegue retirar muitas conquistas anteriores e cooptar antigas lideranças, criando um clima de impotência e atingindo diretamente a subjetividade da classe.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Frederico Lisbôa Romão

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP, na área de trabalho e sindicalismo. Tem artigos publicados nas áreas de política e trabalho. É autor do livro Na trama da história – O movimento operário de Sergipe (2000).

Téléchargements

Comment citer

SOCIOLOGIAS, Comissão Editorial; ROMÃO, Frederico Lisbôa. A globalização e seus reflexos sobre os trabalhadores “estáveis”: petroleiros da Fafen/Petrobrás. Sociologias, [S. l.], v. 3, n. 6, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5770. Acesso em: 18 oct. 2026.

Numéro

Rubrique

Artigos