Cotidianos de Manguinhos

Auteurs

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Henrique Luiz Cukierman
  • Márcia de Oliveira Teixeira

Mots-clés :

manguinhos, ciência cordial, estudos de laboratório

Résumé

O artigo trata do dia-a-dia do Instituto de Manguinhos nas primeiras décadas do século 20, com destaque para as relações de trabalho no interior dos laboratórios. Aquele cotidiano revela que, apesar de sua pequenez, o quadro técnico-científico derivava sua extraordinária produtividade da diversidade de suas atividades. Tratava-se de pessoal dotado de excepcional flexibilidade tanto na ação quanto na eleição de seu objeto de estudo. Dito em bom português, o cientista de Manguinhos era um faz-tudo. Uma hipótese quanto à tamanha flexibilidade relaciona-se à compreensão da ciência local enquanto parte das práticas culturais locais. Seguindo a trilha aberta pelo conceito de homem cordial, conforme definido por Sergio Buarque de Holanda em seu Raízes do Brasil, pode-se perguntar se existiria em Manguinhos a ciência que lhe decorre, a saber, a ciência cordial. O artigo oferece algumas possibilidades de resposta a partir do exame das relações que se estabeleceram entre os cientistas e seus ‘subalternos’, os ajudantes de pesquisa, nas quais o rigor e o formalismo das práticas científicas de laboratório conviveram com relações patriarcais tipicamente brasileiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Henrique Luiz Cukierman

Programa de Engenharia de Sistemas e Computação - PESC - COPPE / UFRJ e do programa de pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ.

Márcia de Oliveira Teixeira

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV - FIOCRUZ.

Téléchargements

Comment citer

SOCIOLOGIAS, C. E.; CUKIERMAN, H. L.; TEIXEIRA, M. de O. Cotidianos de Manguinhos. Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 19, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5669. Acesso em: 29 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Sociologia da Tradução