Apresentação - Conhecimentos e redes: produção e apropriação de C&T

Auteurs

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maíra Baumgarten
  • Ivan da Costa Marques

Mots-clés :

ciência e tecnologia, redes, produção de ciência, apropriação de ciência e tecnologia

Résumé

As mudanças que acompanham a formação de coletivos crescentemente mundializados e os concomitantes desenvolvimentos das tecnologias de informação e de comunicação são elementos estratégicos na transformação das condições destes coletivos produzirem informação e conhecimentos. A importância das redes de produção, disseminação e apropriação de conhecimentos tornou estratégica a reflexão sobre as mesmas e sobre as possibilidades e repercussões que trazem para as formas da vida econômica, social e cultural, notadamente para as possibilidades de atividades inter e trans-disciplinares e setoriais. Nosso objetivo, aqui, é apresentar um conjunto de debates sobre essa temática, que remete à relação entre produção de ciência, tecnologia, inovações e condições de vida e à necessidade da ampliação do debate social em torno da tecnociência, sua construção e usos e as possibilidades de inclusão de novos atores nesse debate.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maíra Baumgarten

Drª em Sociologia. Professora do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Rio Grande e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS e coordenadora do Centro de Estudos e Difusão de Conhecimentos, Inovação e Sustentabilidade - CEDCIS (www.ufrgs.br/cedcis ).

Ivan da Costa Marques

Ph.D. em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Pós-doutorado em história e sociologia das ciências e das tecnologias. Professor Associado do. Programa de Pós-Graduação em Informática do NCE-IM/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ.

Téléchargements

Comment citer

SOCIOLOGIAS, Comissão Editorial; BAUMGARTEN, Maíra; MARQUES, Ivan da Costa. Apresentação - Conhecimentos e redes: produção e apropriação de C&T. Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 19, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5665. Acesso em: 1 oct. 2026.