Criatividade, comunicação e produção do saber
Palabras clave:
criatividade, produção saber, comunicaçãoResumen
A produção do conhecimento é um dos elementos fundamentais da dinâmica das sociedades contemporâneas que se apóiam sobre o saber científico e profissional em níveis desiguais até agora. Este texto visa apreender, de um ponto de vista sociológico, diversas facetas da relação entre criatividade, comunicação e produção do conhecimento a partir das seguintes questões: Como situar o papel da comunicação da elaboração de descobertas ou nos avanços intelectuais? Quais são os papéis do indivíduo e das redes nesses avanços? Quais são, enfim, os traços especialmente comunicacionais das instituições mais criativas? O texto está apoiado nos trabalhos de Philippe Bretton (comunicação e estatuto do conhecimento), Randal Collins (criatividade das redes), Rogers Hollingsworth (complexidade cognitiva, diversidade instutucional, qualidade dos ambientes de pesquisa em termos de trocas e de debates científicos). Estas questões não compõe um debate estritamente acadêmico. Elas concernem também diretamente as praticas dos ambientes de pesquisa, dos professores-pesquisadores e dos estudantes de mestrado e de doutorado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
SOCIOLOGIAS, C. E.; SALES, A. Criatividade, comunicação e produção do saber. SOCIOLOGIAS, [S. l.], v. 10, n. 19, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê - Sociologia da Tradução
Licencia
Todo el contenido de la revista, excepto donde está identificado, está licenciado bajo una licencia Creative Commons del tipo atribución BY.
Sociologias adoptó, hasta dic/2015, la licencia Creative Commons del tipo BY-NC. Desde ene/2016, la licencia en vigor es la del tipo BY.