Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira.

Autores/as

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clarissa Eckert Baeta Neves
  • Leandro Raizer
  • Rochele Fellini Fachinetto

Palabras clave:

Educação superior, diversificação, eqüidade, política educacional

Resumen

No Brasil apenas 11,5% dos jovens entre 17 e 24 anos conseguem chegar ao ensino superior. Como ampliar o acesso e alcançar uma maior eqüidade, com uma formação de qualidade, é uma questão central da política educacional. Na última década, foram propostas soluções referentes à ampliação do acesso e maior eqüidade através da diversificação do sistema com a criação de novos tipos de IES, novos tipos e modalidades de cursos, bem como da proposta de políticas inclusivas e de ações afirmativas (PROUNI e política de cotas). A análise de dados estatísticos, entrevistas, documentos, legislação revelam o cenário atual: a ampliação do acesso, bem como a implantação de políticas de inclusão deram-se, especialmente, pelo sistema privado de educação superior, produzindo um efeito socialmente perverso de democratização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clarissa Eckert Baeta Neves

Professora do PPG em Sociologia UFRGS, pesquisadora CNPq e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Universidade/GEU/UFRGS ( www.ufrgs.br/geu).

Leandro Raizer

Doutorando PPG Sociologia/UFRGS. Bolsista CAPES. Pesquisador GEU/UFRGS; colaborador CEDCIS/UFRGS.

Rochele Fellini Fachinetto

Mestranda PPG Sociologia/UFRGS. Pesquisadora GEU/UFRGS.

Cómo citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; NEVES, C. E. B.; RAIZER, L.; FACHINETTO, R. F. Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. SOCIOLOGIAS, [S. l.], v. 9, n. 17, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5624. Acesso em: 28 abr. 2025.

Número

Sección

Dossiê - Sociologia da Tradução