Universidades vs. Terciarização do Ensino Superior: a lógica da expansão do acesso com manutenção da desigualdade: o caso brasileiro
Palabras clave:
Sistema de Ensino Superior, teceirização, desigualdade, universidade, status socioeconômico, política educacional, modelo institucionalResumen
Este trabalho pretende mostrar como a enorme expansão do sistema de ensino superior no âmbito mundial, desde os anos 70, resulta da incorporação da lógica mercantil no sistema de gestão pública do ensino superior. Este traço das políticas públicas que tem caracterizado a grande maioria dos sistemas de gestão de ensino superior nas sociedades contemporâneas tem, entretanto, permitido o insulamento das universidades de prestígio acadêmico destas políticas, mantendo-as como nichos exclusivos dos membros das elites sociais destas sociedades. A análise do caso brasileiro mostra um quadro ainda mais dramático do que o internacional, pois aqui, o credenciamento superior aumenta, ao invés de diminuir, os efeitos do status de origem sobre o status socioeconômico (SSE).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
SOCIOLOGIAS, C. E.; PRATES, A. A. P. Universidades vs. Terciarização do Ensino Superior: a lógica da expansão do acesso com manutenção da desigualdade: o caso brasileiro. SOCIOLOGIAS, [S. l.], v. 9, n. 17, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5623. Acesso em: 28 abr. 2025.
Número
Sección
Dossiê - Sociologia da Tradução
Licencia
Todo el contenido de la revista, excepto donde está identificado, está licenciado bajo una licencia Creative Commons del tipo atribución BY.
Sociologias adoptó, hasta dic/2015, la licencia Creative Commons del tipo BY-NC. Desde ene/2016, la licencia en vigor es la del tipo BY.