Distopias presentes, passadas e futuras: os monstros da sociedade

Autores

  • Vittorio da Gamma Talone Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-02004931

Palavras-chave:

Distopia, Utopia, Totalitarismo, Terror, Literatura

Resumo

Resenha de:

CLAEYS, Gregory. Dystopia: A Natural History. A study of modern despotism, its antecedents, and its literary diffractions. Oxford: Oxford University Press, 2017, 556 p.

 

A presente resenha abarca a obra de Gregory Claeys mapeando o que chama de história natural da distopia, cujo objetivo é dar conta da passagem, na sociedade, dos medos naturais (deuses, monstros) para os medos sociais (tecnologias opressivas, totalitarismo). Analisarei como o autor busca, atentando a fatos históricos, mitos, religiões, sistemas políticos e à chamada “literatura distópica”, dar conta da dimensão comportamental-emocional e das sensações definidoras de distopias para diferentes grupos e sociedades. Com isso, serão observados não apenas cenários e obras projetadas como distópicas, mas contextos passados e presentes assim caracterizados: a tarefa é justamente alertar e educar sobre as distopias da vida real. Considerando a presente conjuntura político-socioeconômica, é um esforço que intenta forçar a conceber soluções coletivas em momentos de crescente irracionalidade e pânico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vittorio da Gamma Talone, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutorando pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ) e graduação em Ciências Sociasi pela UFRJ. Possui interesse em sociologia da moral, pragmatismo, violência urbana e memória

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

TALONE, V. da G. Distopias presentes, passadas e futuras: os monstros da sociedade. Sociologias, [S. l.], v. 20, n. 49, 2018. DOI: 10.1590/15174522-02004931. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/80251. Acesso em: 28 mar. 2024.