“O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil
Keywords:
Copa do Mundo (futebol), Mídia, Cultura brasileiraAbstract
Este trabalho analisa o discurso midiático relativo à Copa do Mundo no Brasil. Em uma revisão crítica acerca da constituição social dos "meios de comunicação de massa", discuto o processo pelo qual a mídia atua na sociedade, a partir da noção de "mediação". A partir de dados sobre a audiência e foco temático na televisão brasileira durante a Copa do Mundo de 1998, analiso o papel desempenhado pela mídia na construção social do interesse pela Copa do Mundo no Brasil. Sem pretender negar a legitimidade do interesse social pelo futebol no Brasil, destaco, entretanto, a participação da mídia neste processo.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
GASTALDO, Édison. “O país do futebol” mediatizado: mídia e copa do mundo no Brasil. SOCIOLOGIAS, [S. l.], v. 11, n. 22, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9651. Acesso em: 4 may. 2025.
Issue
Section
Interfaces