Notas sobre as condições da mão-de-obra feminina frente às inovações tecnológicas
Palavras-chave:
novas tecnologias, trabalho feminino, relações de gêneroResumo
As novas tecnologias de base microeletrônica e as novas formas de gerenciamento da produção e do trabalho, que caracterizam a reestruturação produtiva em curso, não têm reduzido, de modo significativo, a situação desvantajosa da mulher no mercado de trabalho, na hierarquia técnica, salarial e de qualificações no interior das empresas e das ocupações. Este artigo, analisando as condições de inserção crescente das mulheres na produção social, conclui que a persistência de relações sociais que mantém as mulheres subordinadas aos homens no seio da família e na sociedade, tem sido determinante na manutenção daquelas desvantagens, ainda que melhorias de oportunidades possam ser verificadas. Neste caso, elas são resultado de transformações nas relações sociais de gênero, e não conseqüência das inovações tecnológicas e gerenciais. Novas tecnologias; trabalho feminino; relações de gêneroDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOCIOLOGIAS, Comissão Editorial; HOLZMANN, Lorena. Notas sobre as condições da mão-de-obra feminina frente às inovações tecnológicas. Sociologias, [S. l.], v. 2, n. 4, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5715. Acesso em: 10 set. 2026.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.