Pertencimento, medos corriqueiros e redes de solidariedade

Authors

  • Maíra Guilherme Pinheiro Koury Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Keywords:

Sociabilidade, Medos corriqueiros, Pertencimento, Redes de solidariedade,

Abstract

Este ensaio busca entender como os processos de construção da semelhançae da dessemelhança entre os indivíduos e os grupos sociais se formam e se informam.Procura compreender também, as bases da afirmação e as maneiras da superaçãodo medo do outro e as estratégias de solidariedade usadas pelos habitantes deum bairro popular. Analisa os processos aparentemente sentidos como polares peloscidadãos que os vivenciam, e entendido, neste ensaio como opostos e complementaresno estabelecimento de ações e afirmações socialmente dispostas no processopermanente de construção de novos significados de pertencimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maíra Guilherme Pinheiro Koury, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Sociologia pelo PPGS-UFSCar. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador do GREM – Grupo de Pesquisaem Antropologia e Sociologia das Emoções da UFPB.

How to Cite

PINHEIRO KOURY, Maíra Guilherme. Pertencimento, medos corriqueiros e redes de solidariedade. Sociologias, [S. l.], v. 12, n. 25, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17747. Acesso em: 17 oct. 2026.