A prática científica na “Era do Conhecimento”: metodologia e transdisciplinaridade

Autores

  • Maíra Baumgarten

Palavras-chave:

Metodologia, Transdisciplinaridade, Prática científica

Resumo

 

O duplo condicionamento existente entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico remete ao lugar estratégico ocupado pelo conhecimento tanto para a economia da sociedade capitalista, quanto para o funcionamento do Estado e para a resolução de questões sociais. Por outro lado, o desenvolvimento científico e tecnológico tem, também, virtualidades negativas que resultam em sérios problemas e crises. As ciências sociais enfrentam hoje o grande desafio de desenvolver conceitos e teorias que sirvam como instrumentos para compreender e intervir sobre processos que têm fortes repercussões sobre a vida cotidiana. A perspectiva da complexidade, com seus diálogos e práticas inter e transdisciplinares parece ser uma boa forma de lidar com as incertezas do mundo contemporâneo que é, sem a menor dúvida, complexo. Apresentamos aqui um pouco do debate acerca do fazer científico atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Baumgarten

Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal de Rio Grande e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFRGS. Coordenadora do Laboratório de Divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação Social da UFRGS (www.ufrgs.br/ladcis ).

Downloads

Como Citar

BAUMGARTEN, M. A prática científica na “Era do Conhecimento”: metodologia e transdisciplinaridade. Sociologias, [S. l.], v. 11, n. 22, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/9636. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Sociologia da Tradução