Governança na pesquisa científica: reflexões sobre a prática da pesquisa contemporânea e a experiência brasileira

Autores

  • Elizabeth Balbachevsky Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/15174522-019004603

Palavras-chave:

Brasil, Universidade, Ciência, Governança universitária, Governança da ciência

Resumo

Tradicionalmente, a literatura sociológica faz uma clara distinção entre as abordagens que analisam o ensino superior e as mudanças que este vem experimentando nas últimas décadas, e as abordagens que analisam os fatos sociais relacionados à ciência, inclusive a sua institucionalidade. Entretanto, ciência e academia ocupam o mesmo espaço institucional: embora a pesquisa científica possa se organizar em outros espaços sociais, é inegável que, em todo o mundo, o ambiente acadêmico é o espaço privilegiado para a organização coletiva da ciência. A questão central do trabalho, portanto, é investigar a interação entre as mudanças experimentadas na governança universitária, as alterações recentes no modo de produção do conhecimento, e os novos modelos de governança da ciência. Em seguida, a análise se concentra nos dilemas que as dinâmicas dessas novas realidades criam para a experiência brasileira, com foco específico nos desenvolvimentos recentes do aparato institucional de coordenação da ciência e da universidade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Balbachevsky, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Ciência Política, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

BALBACHEVSKY, E. Governança na pesquisa científica: reflexões sobre a prática da pesquisa contemporânea e a experiência brasileira. Sociologias, [S. l.], v. 19, n. 46, 2017. DOI: 10.1590/15174522-019004603. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/73163. Acesso em: 18 abr. 2024.