Política pública dos telecentros e prevenção da violência

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gilson Lima
  • Vivian Furtado

Palavras-chave:

Inclusão digital. Prevenção da violência. Análise de políticas públicas.

Resumo

Este artigo é a sistematização de parte de uma pesquisa que foi realizada no núcleo “Violência e Cidadania do Programa de Pós-Graduação”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 2006 a 2008. Buscaremos, a partir de dados documentais e de entrevistas coletadas, apresentar uma concepção e uma análise do caso da política pública de inclusão digital através dos telecentros na capital do Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Discutiremos nesse artigo a concepção de inclusão digital que encontramos presente tanto junto aos primeiros gestores que conceberam a Política Pública Municipal dos Telecentros em Porto Alegre (2004), como aos atuais gestores (2007) que dão continuidade à execução dessa política pública. Realizaremos uma análise dessas concepções, ressaltando suas virtudes e seus limites diante da abordagem teórica da modernidade reflexiva por nós adotada. Nossas palavras finais têm em vista defender e indicar uma maior e melhor integração entre a política de inclusão digital dos telecentros e a prevenção de violência para jovens de baixa renda, sobretudo da população de risco, que se situa entre 15 e 18 anos. Defendemos também a integração da política de inclusão digital para essa população a ser ampliada com uma política de renda e bolsas de inclusão escolar de longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Lima

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor e pesquisador do Mestrado de Reabilitação e Inclusão da Rede Metodista de Educação do Sul (IPA), em Porto Alegre – RS. Pesquisador do CEDCIS – Centro de Estudos e Difusão de Conhecimento, inovação e sustentabilidade e pesquisador do LaDCIS – Laboratório de Difusão de Ciência, Tecnologia e Inovação Social. Colaborador do Núcleo de Violência e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Vivian Furtado

Estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e bolsista de Iniciação Científica.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; LIMA, G.; FURTADO, V. Política pública dos telecentros e prevenção da violência. Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 20, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/7087. Acesso em: 3 out. 2023.