Criatividade, comunicação e produção do saber

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Arnaud Sales

Palavras-chave:

criatividade, produção saber, comunicação

Resumo

A produção do conhecimento é um dos elementos fundamentais da dinâmica das sociedades contemporâneas que se apóiam sobre o saber científico e profissional em níveis desiguais até agora. Este texto visa apreender, de um ponto de vista sociológico, diversas facetas da relação entre criatividade, comunicação e produção do conhecimento a partir das seguintes questões: Como situar o papel da comunicação da elaboração de descobertas ou nos avanços intelectuais? Quais são os papéis do indivíduo e das redes nesses avanços? Quais são, enfim, os traços especialmente comunicacionais das instituições mais criativas? O texto está apoiado nos trabalhos de Philippe Bretton (comunicação e estatuto do conhecimento), Randal Collins (criatividade das redes), Rogers Hollingsworth (complexidade cognitiva, diversidade instutucional, qualidade dos ambientes de pesquisa em termos de trocas e de debates científicos). Estas questões não compõe um debate estritamente acadêmico. Elas concernem também diretamente as praticas dos ambientes de pesquisa, dos professores-pesquisadores e dos estudantes de mestrado e de doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaud Sales

* Professor titular de Sociologia da Université de Montreal e coordenador canadense do acordo de cooperação entre a UdM e o PPGS. Artigo escrito com a colaboração de Marcel Fournier e Yan Sénéchal.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; SALES, A. Criatividade, comunicação e produção do saber. Sociologias, [S. l.], v. 10, n. 19, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666. Acesso em: 9 dez. 2022.