Desenvolvimento e relações de trabalho na fumicultura sul-brasileira

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ronaldo Guedes de Lima

Palavras-chave:

fumicultura, histórico, trabalho, relações de produção, sociologia rural

Resumo

Discutimos neste texto a origem, a estruturação econômica e as relações sociais de trabalho no ramo da fumicultura. Entre as distintas visões teóricas sobre a temática da agricultura familiar, em particular a da economia fumícola, elegemos a noção weberiana de gestão patrimonial, a fim de compreender as atuais estratégias dos agricultores. Colocamos em discussão que, diferentemente da razão empresarial voltada ao lucro aquisitivo, o agricultor familiar em foco orienta suas estratégias de reprodução sem o cálculo capitalista. Ao final, comentamos a inconsistente defesa que aponta a inevitável proletarização dos agricultores fumeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Guedes de Lima

Engenheiro Agrônomo, Doutorando em Agronomia na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Brasil

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; DE LIMA, R. G. Desenvolvimento e relações de trabalho na fumicultura sul-brasileira. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 18, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5655. Acesso em: 9 dez. 2022.