Escolarização das classes dominantes

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Antonio David Cattani
  • Francisco dos Santos Kieling

Palavras-chave:

escolarização das classes dominantes, formação escolar dos ricos, socialização das classes dominantes, riqueza e educação

Resumo

Após indicar a inadequação do termo elite ou burguesia para designar os detentores de grandes fortunas, este artigo sustenta que as classes dominantes se constroem continuamente e se mobilizam de todas as formas para assegurar sua reprodução ampliada, sua existência cotidiana com vistas à preservação e à transmissão das posições dominantes para seus descendentes. A formação ideológica na família e o período de formação nas instituições escolares são parte importantes do processo de construção de classe. O artigo considera que os estudos sobre a escolarização das classes dedicam-se, de modo geral, à formação universal, com ênfase nos problemas que acometem a população menos privilegiada. Os estudos sobre a formação da classe dominante são recentes e apresentam resultados inusitados tais como a relação instrumental com a educação o que distinguiria o caso brasileiro das estratégias das classes abastadas dos países economicamente mais avançados. Entretanto, como as classes dominantes são heterogêneas elas podem se valer de outras estratégias de escolarização para garantir suas posições e a reprodução de classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio David Cattani

Professor titular de Sociologia do PPG em Sociologia da UFRGS. Coordenador do GP CNPq Desigualdades: Teorias e conceitos. Brasil.

Francisco dos Santos Kieling

Mestrando do PPG-Sociologia, UFRGS, membro do GP CNPq Desigualdades: Teorias e conceitos. Brasil.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; CATTANI, A. D.; KIELING, F. dos S. Escolarização das classes dominantes. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 18, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5653. Acesso em: 10 dez. 2022.