Concentración de la riqueza, millonarios y reproducción de la pobreza en América Latina

Autores

  • Comissão Editorial Sociologias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sonia Alvarez Leguizamón

Palavras-chave:

América Latina, estrutura social, desigualdades socioeconômicas, filantropía

Resumo

Entre o fim do século XX e o início do atual, a pobreza e a desigualdade acentuaram-se na América Latina. Estudos de diferentes organismos internacionais indicam que o número de pobres cresceu em termos absolutos e relativos em quase todos os países, ao passo que a concentração de riqueza atingiu patamares inéditos, provocando profundas mudanças na estrutura social. Em parte, a multiplicação da pobreza e das desigualdades é conseqüência do fracasso das práticas adotadas sob pressão das agências internacionais de crédito e desenvolvimento em nome do chamado Consenso de Washington (privatizações, liberalização dos mercados). Transformações no mundo do trabalho resultaram em desemprego em massa e vulnerabilidade crescente para milhões de latino-americanos. Paralelamente, pequenos grupos de indivíduos e famílias passaram a concentrar parcelas cada vez mais expressivas da riqueza, ampliando o fosso entre os extremos da distribuição da renda em cada país. Este artigo discute as transformações da estrutura social da América Latina e as estratégias de legitimação da riqueza empregadas pelos ricos no subcontinente, em especial a neofilantropia de instituições assistenciais financiadas por músicos e grandes empresários. Por fim, a autora propõe problematizar a questão das desigualdades sob a ótica das relações de dominação de classe, uma perspectiva que começa a ganhar espaço nas ciências sociais e que deveria ser estendida à agenda política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Alvarez Leguizamón

Carrera de Antropología, Maestría en Políticas Sociales, Facultad de Humanidades, Universidad Nacional de Salta (UNSA). Argentina.

Downloads

Como Citar

SOCIOLOGIAS, C. E.; LEGUIZAMÓN, S. A. Concentración de la riqueza, millonarios y reproducción de la pobreza en América Latina. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 18, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5648. Acesso em: 9 dez. 2022.