Ensino universitário, corporação e profissão: paradoxos e dilemas brasileiros
Palavras-chave:
ensino superior, mercado de trabalho, ocupação no mercado de trabalhoResumo
Este artigo examina a relação entre a formação de nível supeiror e a ocupação profissional, a partir dos dados do Censo Demográfico de 2000(IBGE), com ênfase nas ocupações relacionadas às profissões regulamentadas. Verifica a existência de grande discrepância entre o diploma formal e a ocupação efetiva dos graduados. Considera que a não correspondência entre a formação e a ocupação deve-se, fundamentalmente, ao modelo educaional, historicamente amarrado às profissões regulamentadas, que não mais atende à realidade efetiva da sociedade brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SOCIOLOGIAS, C. E.; NUNES, E.; DE CARVALHO, M. M. Ensino universitário, corporação e profissão: paradoxos e dilemas brasileiros. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 17, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5626. Acesso em: 25 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Sociologia da Tradução
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.