Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira.
Palavras-chave:
Educação superior, diversificação, eqüidade, política educacionalResumo
No Brasil apenas 11,5% dos jovens entre 17 e 24 anos conseguem chegar ao ensino superior. Como ampliar o acesso e alcançar uma maior eqüidade, com uma formação de qualidade, é uma questão central da política educacional. Na última década, foram propostas soluções referentes à ampliação do acesso e maior eqüidade através da diversificação do sistema com a criação de novos tipos de IES, novos tipos e modalidades de cursos, bem como da proposta de políticas inclusivas e de ações afirmativas (PROUNI e política de cotas). A análise de dados estatísticos, entrevistas, documentos, legislação revelam o cenário atual: a ampliação do acesso, bem como a implantação de políticas de inclusão deram-se, especialmente, pelo sistema privado de educação superior, produzindo um efeito socialmente perverso de democratização.Downloads
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Como Citar
SOCIOLOGIAS, C. E.; NEVES, C. E. B.; RAIZER, L.; FACHINETTO, R. F. Acesso, expansão e eqüidade na educação superior: novos desafios para a política educacional brasileira. Sociologias, [S. l.], v. 9, n. 17, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5624. Acesso em: 25 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê - Sociologia da Tradução
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