Fungos, fazendeiros e cientistas em luta contra a vassoura-de-bruxa
Palavras-chave:
Vassoura-de-bruxa. Cacauicultura. Teoria Ator-Rede (TAR). Sociologia da Ciência.Resumo
Este artigo descreve as interações entre produtores de cacau e pesquisadores acadêmicos, agências de financiamento à pesquisa e atores não-humanos, como fungos em meio à propagação e tentativas de contenção da vassoura-de-bruxa, doença que abateu a lavoura cacaueira da Bahia. A análise deste caso, usando uma abordagem construtivista em sociologia da ciência, procura ilustrar como a produção de conhecimento é multifacetada, ocorre na interface de diferentes espaços institucionais e passa por momentos de resistência e conflitos à medida que incorpora novos atores e transita por tais espaços. Uma lista de discussão pela internet emergiu como meio capaz de aproximar diversos grupos de interessados e de promover a produção coletiva de conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
FIORAVANTI, Carlos Henrique; VELHO, Léa. Fungos, fazendeiros e cientistas em luta contra a vassoura-de-bruxa. Sociologias, [S. l.], v. 13, n. 27, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/22489. Acesso em: 14 ago. 2026.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.