Pertencimento, medos corriqueiros e redes de solidariedade

Autores

  • Maíra Guilherme Pinheiro Koury Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Sociabilidade, Medos corriqueiros, Pertencimento, Redes de solidariedade,

Resumo

Este ensaio busca entender como os processos de construção da semelhançae da dessemelhança entre os indivíduos e os grupos sociais se formam e se informam.Procura compreender também, as bases da afirmação e as maneiras da superaçãodo medo do outro e as estratégias de solidariedade usadas pelos habitantes deum bairro popular. Analisa os processos aparentemente sentidos como polares peloscidadãos que os vivenciam, e entendido, neste ensaio como opostos e complementaresno estabelecimento de ações e afirmações socialmente dispostas no processopermanente de construção de novos significados de pertencimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Guilherme Pinheiro Koury, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Sociologia pelo PPGS-UFSCar. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenador do GREM – Grupo de Pesquisaem Antropologia e Sociologia das Emoções da UFPB.

Downloads

Como Citar

PINHEIRO KOURY, M. G. Pertencimento, medos corriqueiros e redes de solidariedade. Sociologias, [S. l.], v. 12, n. 25, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/17747. Acesso em: 29 abr. 2025.