Culturas de participação de jovens

o caso das regiões fronteiriças em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/18070337-112385

Palavras-chave:

juventude, participação, regiões de fronteira, regiões rurais, culturas juvenis

Resumo

Este artigo busca fazer o retrato de culturas de participação de jovens do ensino secundário e residentes em regiões de fronteira em Portugal continental. Essas regiões são, em geral, marcadas por desigualdades económicas, sociais e culturais que se traduzem em menores oportunidades de oferta educativa, emprego e espaços de participação. A partir de uma perspetiva da sociologia da juventude, analisam-se dados de um questionário aplicado a 3968 jovens de 38 municípios com o objetivo de mapear a participação jovem e discutir propostas para outras formas de participação às quais têm menos acesso. Os resultados apontam para algumas diferenças entre sexos e de classe social, revelando que se envolvem mais em atividades desportivas e menos em atividades de participação política e cívica. Conclui-se que os contextos aqui em análise têm uma menor diversidade de oferta de espaços de participação, que se traduz num menor envolvimento de jovens. Este trabalho aponta para a pertinência de se equacionarem modelos de participação centrados em jovens e por eles e elas protagonizados. Contribui-se, com este trabalho, para uma análise do espectro da participação jovem em contextos menos estudados como os rurais e de regiões fronteiriças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolas Martins da Silva, Universidade do Porto

Doutorando em Ciências da Educação no Centro de Investigação e de Intervenção Educativa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), Porto, Portugal.

Sara Pinheiro, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e pesquisadora assistente no Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), Porto, Portugal.

Sofia Marques da Silva, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação, professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e membro efetivo do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE-FPCEUP) da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

 

Referências

ANDERSON-BUTCHER, Dawn. Youth sport as a vehicle for social development. Kinesiology Review, v. 8, n. 3, p.180-187, 2019. https://doi.org/10.1123/kr.2019-0029

BÆCK, Unn-Doris. Rural location and academic success - remarks on research contextualisation and methodology. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 60, n. 4, p. 435-448, 2016. https://doi.org/10.1080/00313831.2015.1024163

BARROS, António T.; MITOZO, Isabele B. A percepção e o discurso de jovens brasileiros sobre os partidos ecológicos. Dados, v. 64, n. 1, p. 1-52, 2019. https://doi.org/10.1590/dados.2021.64.1.226

BECK, Ulrich. Freedom’s children. In: BECK, U.; BECK-GENSHEIM, E. (ed.). Individualisation. Londres: Sage, 2001.

BRADY, Henry E.; VERBA, Sydney; SCHLOZMAN, Kay. Beyond ses: a resource model of political participation. The American Political Science Review, v. 89, n. 2, p. 271- 294, 1995. https://doi.org/10.2307/2082425

CABRAL, Manuel V. Confiança, mobilização e representação política em Portugal. In: FREIRE, A.; LOBO, M. C.; MAGALHÃES, P. (org.). Portugal a Votos – as eleições legislativas de 2002. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004. p. 301- 331.

CARMO, Renato M.; SANTOS, Sofia. Mobilidade espacial e confiança. In: CARMO, R. (org.). Entre as cidades e a serra. Mobilidades, capital social e associativismo no interior algarvio. Lisboa: Editora Mundos Sociais; CIES, ISCTE-IUL, 2011. p. 45-69.

CASTRO, Elisa G. Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria jovem rural. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013.

CHECKOWAY, Barry. Community development, social diversity, and the New metropolis. Community Development Journal, v. 46, p. 5-14, 2011. https://doi.org/10.1093/cdj/bsr005

CHECKOWAY, Barry; GUTIERREZ, Lorraine. Youth participation and community change. Journal of Community Practice, 14:1-2, p. 1 -9, 2006. https://doi.org/10.1300/J125v14n01_01

COMISSÃO EUROPEIA. Flash eurobarometer 455 - September 2017 “European Youth” Report, 2018. Disponível em: https://data.europa.eu/euodp/en/data/dataset/S2163_455_ENG

CORNWALL, Andrea. Locating citizen participation. IDS Bulletin, 33: i-x, 2009. https://doi.org/10.1111/j.1759-5436.2002.tb00016.x

CRENSHAW, Kimberlé W. Demarginalizing the intersection of race and sex: a black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago Legal Forum, p. 139-67, 1989.

DAYRELL, Juarez; GOMES, Nilma L.; LEÃO, Geraldo. Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo? Educar em Revista, n. 38, p. 237-252, 2010. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000300016

DAHL, Viktor et al. Apathy or alienation? Political passivity among youths across eight European Union countries. European Journal of Developmental Psychology, v. 15, n. 3, p. 284-301, 2018. https://doi.org/10.1080/17405629.2017.1404985

DAX, Thomas; MACHOLD, Ingrid; GERRY; Chris. “Youth spirit” – the ingredient that makes all the difference? Voices of Rural Youth, p. 158-178, 2002.

EKMAN, Joakim; AMNÅ, Erik. Political participation and civic engagement: towards a new typology”. Human Affairs, v. 22, n. 3, p. 283-300, 2012.

FARRUGIA, David. Towards a spatialised youth sociology: the rural and the urban in times of change. Journal of Youth Studies, v. 17, n. 3, p. 293-307, 2014. https://doi.org/10.1080/13676261.2013.830700

FERREIRA, Pedro M. Associações e democracia: Faz o associativismo alguma diferença na cultura cívica dos jovens portugueses? Sociologia, Problemas e Práticas, n. 57, p.109-130, 2008.

FERRIS, Kaitlyn A.; OOSTERHOFF, Benjamin; METZGER, Aaron. Organized activity involvement among rural youth: gender differences in associations between activity type and developmental outcomes. Journal of Research in Rural Education, v. 28, p. 1-16, 2013.

FLANAGAN, Constance; LEVINE, Peter. Civic engagement and the transition to adulthood. The Future of Children, v. 20, n. 1, p. 159-179, 2010. https://doi.org/10.1353/foc.0.0043

FREIRE, André; LOBO, Marina C.; MAGALHÃES, Pedro. Portugal a votos. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004.

FURLONG, Andy; CARTMEL, Fred. Young people and social change: individualisation and risk in late modernity. Buckingham: Open University Press, 1997.

FURLONG, Andy; WOODMAN Dan. Youth studies: past, present and future. In: FURLONG, A.; WOODMAN, D. (ed.). Youth and young adulthood series: critical concepts in sociology. Londres: Routeledge, 2015.

GADEA, Carlos A. et al. Trajetórias de jovens em situação de vulnerabilidade social: sobre a realidade juvenil, violência intersubjetiva e políticas para jovens em Porto Alegre. Sociologias, v. 19, n. 45, p. 258-299, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-019004512

HEGGEN, Kare. Marginalisation: on the fringe of the periphery: youth as a risky life stage? Young, v. 8, n. 2, p. 45-62, 2000. https://doi.org/10.1177/110330880000800203

HOSKINS, Bryony. A framework for the creation of indicators on active citizenship and education and training for active citizenship. Ispra: Joint Research Centre, 2006.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Resultados Preliminares do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos de 28 de julho de 2021. Disponível em: https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=censos21_dados&xpid=CENSOS21&xlang=pt

LEVINE, Peter; YOUNISS, James. Introduction: policy for youth civic engagement. In: LEVINE, P.; YOUNISS, J. (ed.). Engaging young people in civic life. Nashville: Vanderbilt University Press, 2009. p. 1-10. https://doi.org/10.2307/j.ctv16f6dbw.5

LIND, Tommy; STJERNSTRÖM, Olof. Organizational challenges for schools in rural municipalities: cross-national comparisons in a nordic context. Journal of Research in Rural Education, v. 30, p. 1-14, 2015.

LOBO, Marina C.; FERREIRA, Vitor S.; ROWLAND, Jussara. Emprego, mobilidade, política e lazer: situações e atitudes dos jovens portugueses numa perspetiva comparada. [Relatório Apresentado à Presidência da República]. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Observatório Português da Juventude, 2015.

LUDDEN, Alison B. Engagement in school and community civic activities among rural adolescents. Journal of Youth and Adolescence, v. 40, p. 1254-1270, 2011.

MAGALHÃES, Pedro; MORAL, Jesus S. Os jovens e a política: um estudo do centro de sondagens e estudos de opinião da Universidade Católica Portuguesa. Lisboa: UCP, 2008. Disponível em: https://www.jpn.up.pt/pdf/Os_jovens_e_a_politica.pdf

MARIEN, Sofie; HOOGHE, Marc; QUINTELIER, Ellen. Inequalities in non-institutionalised forms of political participation: a multi-level analysis of 25 countries. Political Studies, v. 58, n. 1, p. 187-213, 2010.

MENEZES, Isabel; FERNANDES-JESUS, Maria; RIBEIRO, Norberto; MALAFAIA, Carla; FERREIRA, Pedro. Agência e participação cívica e política de jovens: jovens e imigrantes na construção da democracia. Porto: Livpsic, 2012.

MESSNER, Michael. It’s all for the kids: gender, families, and youth sports. Berkeley: University of California Press, 2009.

METZGER, Aaron; ALVIS, Lauren; OOSTEROFF, Benjamin. Adolescent views of civic responsibility and civic efficacy: differences by rurality and socioeconomic status. Journal of Applied Developmental Psychology, v. 70, 2020. https://doi.org/10.1016/j.appdev.2020.101183

NORRIS, Pippa. Democratic phoenix: reinventing political activism. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

OPSTOEL, Katrijn et al. Personal and social development in physical education and sports: a review study. European Physical Education Review, v. 26, n. 4, p. 797-813, 2020. https://doi.org/10.1177/1356336X19882054

O’TOOLE, Therese. Engaging with young people’s conceptions of the political. Children's Geographies, v. 1, n. 1, p. 71-90, 2003. https://doi.org/10.1080/14733280302179

PAIS, José M. Traços e riscos de vida: abordagem qualitativa a modos de vida juvenis. Porto: Ambar, 2003.

PAIS, José M. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993.

PAIS, José M. A construção sociológica da Juventude - alguns contributos. Análise Social, 25(105/106), terceira série, p. 139-165, 1990.

PANCER, S. Mark; ROSE-KRASNOR, Linda; LOISELLE, Lisa. Youth conferences as a context for engagement. New Directions for Youth Development, v. 96, p. 47-64, 2002.

PFANZELT, Hannah; SPIES, Dennis C. The gender gap in youth political participation: evidence from Germany. Political Research Quarterly, v. 72, n. 1, p. 34-48. 2019. https://doi.org/10.1177/1065912918775249

PORDATA. Retrato de Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2019.

PORTELA, Filipe T. Novas formas de participação e mobilização cívicas nas redes sociais. Sociologia online, n. 11, p. 22-41, 2016, 2016.

PORTELA, José; GERRY, Chris. Dreams, pragmatism and employment outcomes among portuguese rural youth: 6 paradoxes. In: DAX, T.; MACHOLD, I. (ed.). Voices of rural youth: a break with traditional patterns. Vienna: Bundesanstalt für Bergbauernfragen, 2002. p. 122-157.

PORTUGAL. Decreto-lei nº 85/2009, de 27 de Agosto, 2009. Estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar e consagra a universalidade da educação pré -escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade. Diário da República, 1ª série, n. 166, p. 5635, Lisboa, 27 ago. 2009. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/488826

PRITZKER, Suzanne; METZGER, Aaron. Facilitating civic engagement among rural youth: a role for social workers. In: GINSBERG, Leon (ed.). Social work in rural communities. Alexandria: Council on Social Worl Education, 2011. p. 185-210.

PUTNAM, Robert. Bowling alone: America’s declining social capital. In: CROTHERS L.; LOCKHART, C. (ed.) Culture and politics. Nova York: Palgrave Macmillan, 2000. p. 223-234. https://doi.org/10.1007/978-1-349-62397-6_12

RIBEIRO, Norberto; FERREIRA, Pedro; MALAFAIA, Carla; MENEZES, Isabel. The “Europeanization” of gender policies in Portugal: Transformations in women’s access to civil, political and social rights. In: BARRETT, M.; ZANI, Bruna (ed.). Political and civic engagement: multidisciplinary perspectives. Londres: Routledge. 2014. https://doi.org/10.4324/9781315758145

RIBEIRO, Norberto; NEVES, Tiago; MENEZES, Isabel. Participação cívica e política de jovens imigrantes e portugueses. Análise Social, n. 221, p. 822-849, 2016.

ROSS, Allistair. Education for active citizenship: practices, policies, promises. International Journal of Progressive Education, v. 8, 3, p. 7-14, 2012.

SAMPAIO, Marta; SILVA, Sofia M. Youth policies priorities: understanding young people pathways in border regions of Portugal. Revista de Estudos Regionales, no prelo, 2022.

SEGALEN, Martine. Sociologia da família. Lisboa: Terramar, 1999.

SHILDRICK, Tracy; MACDONALD, Robert. In defence of subculture: young people, leisure and social divisions. Journal of Youth Studies, v. 92, p. 125-140, 2006. https://doi.org/10.1080/13676260600635599

SILVA, Sofia M. Growing up in a Portuguese Borderland. In: SPYROU, S.; CHRISTOU, M. (ed.). Children and borders. Nova York: Palgrave Macmillan, 2014.

SILVA, Sofia M. Disinheriting the heritage and the case of Pauliteiras: young girls as newcomers in a traditional dance from the Northeast of Portugal. In: BALDACCHINO, J.; VELLA, R. (ed.). Mediterranean art and education: Navigating local, regional and global imaginaries through the lens of the arts and learning. Rotterdam: Sense Publishers & Mediterranean Journal of Educational Studies, 2013.

SILVA, Sofia M. Da casa da juventude aos confins do mundo. Etnografia das fragilidades, medos e estratégias juvenis. Porto: Edições Afrontamento, 2011.

SILVA, Sofia M.; SILVA, Ana M.; CORTÉS-GONZÁLEZ, Pablo; BRAZIENE, Ruta. Learning to leave and to return: mobility, place, and sense of belonging amongst young people growing up in border and rural regions of mainland Portugal. Sustainability, v. 13, n. 16, e9432, 2021. https://doi.org/10.3390/su13169432

SINGLY, François. Sociologia da família contemporânea. Lisboa: Texto & Grafia, Lda, 2011.

THEODORI, Ann E.; THEODORI, Gene L. The influences of community attachment, sense of community, and educational aspirations upon the migration intentions of rural youth in Texas. Community Development, v. 46, n. 4, p. 380-391, 2015. https://doi.org/10.1080/15575330.2015.1062035

TEORELL, Jan; TORCAL, Mariano; MONTERO, José R. Political participation: mapping the terrain. In: VAN DETH, J. et al. (eds.). Citizenship and involvement in European democracies: a comparative analysis. Londres: Routledge, 2007. p. 334-357.

TIZA, António P. O conhecimento mútuo das tradições etnográficas na educação espanhola e portuguesa: mascaradas e pauliteiros em terras de Zamora e Bragança. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Valladolid, Valladolid, Espanha., 2010.

TRIVELLI, Carolina; MOREL, Jorge. Rural youth inclusion, empowerment, and participation. The Journal of Development Studies, v. 57, n. 4, p. 635-649, 2020. https://doi.org/10.1080/00220388.2020.1808194

UNIÃO EUROPEIA. Estratégia da União Europeia para a juventude 2019-2027. Jornal Oficial da União Europeia, 2018. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:42018Y1218(01)&from=PT

VAN DETH, Jan. A conceptual map of political participation. Acta Politica, v. 49, p.349-367, 2014. https://doi.org/10.1057/ap.2014.6

WALTHER, Andreas. Regimes of youth transitions: choice, flexibility and security in young people’s experiences across different european contexts. Young, v. 14, n. 2, p.119-139, 2006. https://doi.org/10.1177/1103308806062737

WATTENBERG, Martin. Is voting for young people? Nova York: Routledge, 2016.

WIBORG, Agnete. Place, nature and migration: students’ attachment to their rural home places. Sociologia Ruralis, v. 44, n. 4, p. 416-432, 2004. https://doi.org/10.1111/j.1467-9523.2004.00284.x

YNDIGEGN, Carsten. Life planning in the periphery: life chances and life perspectives for young people in the Danish-German border region. Young, v. 11, n. 3, p. 235-251, 2003. https://doi.org/10.1177/11033088030113003

ZUKIN, Cliff; KEETER, Scott; ANDOLINA, Molly; JENKINS, Krista; CARPINI, Michael. New engagement? Political participation, civic life, and the changing American citizen. Nova York: Oxford University Press, 2006. https://doi.org/10.1017/Si537592707071150

Publicado

2022-08-29

Como Citar

SILVA, N. M. da; PINHEIRO, S.; SILVA, S. M. da. Culturas de participação de jovens: o caso das regiões fronteiriças em Portugal. Sociologias, [S. l.], v. 24, n. 60, 2022. DOI: 10.1590/18070337-112385. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/112385. Acesso em: 28 mar. 2024.