Culturas de participação de jovens
o caso das regiões fronteiriças em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.1590/18070337-112385Palavras-chave:
juventude, participação, regiões de fronteira, regiões rurais, culturas juvenisResumo
Este artigo busca fazer o retrato de culturas de participação de jovens do ensino secundário e residentes em regiões de fronteira em Portugal continental. Essas regiões são, em geral, marcadas por desigualdades económicas, sociais e culturais que se traduzem em menores oportunidades de oferta educativa, emprego e espaços de participação. A partir de uma perspetiva da sociologia da juventude, analisam-se dados de um questionário aplicado a 3968 jovens de 38 municípios com o objetivo de mapear a participação jovem e discutir propostas para outras formas de participação às quais têm menos acesso. Os resultados apontam para algumas diferenças entre sexos e de classe social, revelando que se envolvem mais em atividades desportivas e menos em atividades de participação política e cívica. Conclui-se que os contextos aqui em análise têm uma menor diversidade de oferta de espaços de participação, que se traduz num menor envolvimento de jovens. Este trabalho aponta para a pertinência de se equacionarem modelos de participação centrados em jovens e por eles e elas protagonizados. Contribui-se, com este trabalho, para uma análise do espectro da participação jovem em contextos menos estudados como os rurais e de regiões fronteiriças.
Downloads
Referências
ANDERSON-BUTCHER, Dawn. Youth sport as a vehicle for social development. Kinesiology Review, v. 8, n. 3, p.180-187, 2019. https://doi.org/10.1123/kr.2019-0029
BÆCK, Unn-Doris. Rural location and academic success - remarks on research contextualisation and methodology. Scandinavian Journal of Educational Research, v. 60, n. 4, p. 435-448, 2016. https://doi.org/10.1080/00313831.2015.1024163
BARROS, António T.; MITOZO, Isabele B. A percepção e o discurso de jovens brasileiros sobre os partidos ecológicos. Dados, v. 64, n. 1, p. 1-52, 2019. https://doi.org/10.1590/dados.2021.64.1.226
BECK, Ulrich. Freedom’s children. In: BECK, U.; BECK-GENSHEIM, E. (ed.). Individualisation. Londres: Sage, 2001.
BRADY, Henry E.; VERBA, Sydney; SCHLOZMAN, Kay. Beyond ses: a resource model of political participation. The American Political Science Review, v. 89, n. 2, p. 271- 294, 1995. https://doi.org/10.2307/2082425
CABRAL, Manuel V. Confiança, mobilização e representação política em Portugal. In: FREIRE, A.; LOBO, M. C.; MAGALHÃES, P. (org.). Portugal a Votos – as eleições legislativas de 2002. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004. p. 301- 331.
CARMO, Renato M.; SANTOS, Sofia. Mobilidade espacial e confiança. In: CARMO, R. (org.). Entre as cidades e a serra. Mobilidades, capital social e associativismo no interior algarvio. Lisboa: Editora Mundos Sociais; CIES, ISCTE-IUL, 2011. p. 45-69.
CASTRO, Elisa G. Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria jovem rural. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013.
CHECKOWAY, Barry. Community development, social diversity, and the New metropolis. Community Development Journal, v. 46, p. 5-14, 2011. https://doi.org/10.1093/cdj/bsr005
CHECKOWAY, Barry; GUTIERREZ, Lorraine. Youth participation and community change. Journal of Community Practice, 14:1-2, p. 1 -9, 2006. https://doi.org/10.1300/J125v14n01_01
COMISSÃO EUROPEIA. Flash eurobarometer 455 - September 2017 “European Youth” Report, 2018. Disponível em: https://data.europa.eu/euodp/en/data/dataset/S2163_455_ENG
CORNWALL, Andrea. Locating citizen participation. IDS Bulletin, 33: i-x, 2009. https://doi.org/10.1111/j.1759-5436.2002.tb00016.x
CRENSHAW, Kimberlé W. Demarginalizing the intersection of race and sex: a black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University of Chicago Legal Forum, p. 139-67, 1989.
DAYRELL, Juarez; GOMES, Nilma L.; LEÃO, Geraldo. Escola e participação juvenil: é possível esse diálogo? Educar em Revista, n. 38, p. 237-252, 2010. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000300016
DAHL, Viktor et al. Apathy or alienation? Political passivity among youths across eight European Union countries. European Journal of Developmental Psychology, v. 15, n. 3, p. 284-301, 2018. https://doi.org/10.1080/17405629.2017.1404985
DAX, Thomas; MACHOLD, Ingrid; GERRY; Chris. “Youth spirit” – the ingredient that makes all the difference? Voices of Rural Youth, p. 158-178, 2002.
EKMAN, Joakim; AMNÅ, Erik. Political participation and civic engagement: towards a new typology”. Human Affairs, v. 22, n. 3, p. 283-300, 2012.
FARRUGIA, David. Towards a spatialised youth sociology: the rural and the urban in times of change. Journal of Youth Studies, v. 17, n. 3, p. 293-307, 2014. https://doi.org/10.1080/13676261.2013.830700
FERREIRA, Pedro M. Associações e democracia: Faz o associativismo alguma diferença na cultura cívica dos jovens portugueses? Sociologia, Problemas e Práticas, n. 57, p.109-130, 2008.
FERRIS, Kaitlyn A.; OOSTERHOFF, Benjamin; METZGER, Aaron. Organized activity involvement among rural youth: gender differences in associations between activity type and developmental outcomes. Journal of Research in Rural Education, v. 28, p. 1-16, 2013.
FLANAGAN, Constance; LEVINE, Peter. Civic engagement and the transition to adulthood. The Future of Children, v. 20, n. 1, p. 159-179, 2010. https://doi.org/10.1353/foc.0.0043
FREIRE, André; LOBO, Marina C.; MAGALHÃES, Pedro. Portugal a votos. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004.
FURLONG, Andy; CARTMEL, Fred. Young people and social change: individualisation and risk in late modernity. Buckingham: Open University Press, 1997.
FURLONG, Andy; WOODMAN Dan. Youth studies: past, present and future. In: FURLONG, A.; WOODMAN, D. (ed.). Youth and young adulthood series: critical concepts in sociology. Londres: Routeledge, 2015.
GADEA, Carlos A. et al. Trajetórias de jovens em situação de vulnerabilidade social: sobre a realidade juvenil, violência intersubjetiva e políticas para jovens em Porto Alegre. Sociologias, v. 19, n. 45, p. 258-299, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-019004512
HEGGEN, Kare. Marginalisation: on the fringe of the periphery: youth as a risky life stage? Young, v. 8, n. 2, p. 45-62, 2000. https://doi.org/10.1177/110330880000800203
HOSKINS, Bryony. A framework for the creation of indicators on active citizenship and education and training for active citizenship. Ispra: Joint Research Centre, 2006.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Resultados Preliminares do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos de 28 de julho de 2021. Disponível em: https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=censos21_dados&xpid=CENSOS21&xlang=pt
LEVINE, Peter; YOUNISS, James. Introduction: policy for youth civic engagement. In: LEVINE, P.; YOUNISS, J. (ed.). Engaging young people in civic life. Nashville: Vanderbilt University Press, 2009. p. 1-10. https://doi.org/10.2307/j.ctv16f6dbw.5
LIND, Tommy; STJERNSTRÖM, Olof. Organizational challenges for schools in rural municipalities: cross-national comparisons in a nordic context. Journal of Research in Rural Education, v. 30, p. 1-14, 2015.
LOBO, Marina C.; FERREIRA, Vitor S.; ROWLAND, Jussara. Emprego, mobilidade, política e lazer: situações e atitudes dos jovens portugueses numa perspetiva comparada. [Relatório Apresentado à Presidência da República]. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Observatório Português da Juventude, 2015.
LUDDEN, Alison B. Engagement in school and community civic activities among rural adolescents. Journal of Youth and Adolescence, v. 40, p. 1254-1270, 2011.
MAGALHÃES, Pedro; MORAL, Jesus S. Os jovens e a política: um estudo do centro de sondagens e estudos de opinião da Universidade Católica Portuguesa. Lisboa: UCP, 2008. Disponível em: https://www.jpn.up.pt/pdf/Os_jovens_e_a_politica.pdf
MARIEN, Sofie; HOOGHE, Marc; QUINTELIER, Ellen. Inequalities in non-institutionalised forms of political participation: a multi-level analysis of 25 countries. Political Studies, v. 58, n. 1, p. 187-213, 2010.
MENEZES, Isabel; FERNANDES-JESUS, Maria; RIBEIRO, Norberto; MALAFAIA, Carla; FERREIRA, Pedro. Agência e participação cívica e política de jovens: jovens e imigrantes na construção da democracia. Porto: Livpsic, 2012.
MESSNER, Michael. It’s all for the kids: gender, families, and youth sports. Berkeley: University of California Press, 2009.
METZGER, Aaron; ALVIS, Lauren; OOSTEROFF, Benjamin. Adolescent views of civic responsibility and civic efficacy: differences by rurality and socioeconomic status. Journal of Applied Developmental Psychology, v. 70, 2020. https://doi.org/10.1016/j.appdev.2020.101183
NORRIS, Pippa. Democratic phoenix: reinventing political activism. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
OPSTOEL, Katrijn et al. Personal and social development in physical education and sports: a review study. European Physical Education Review, v. 26, n. 4, p. 797-813, 2020. https://doi.org/10.1177/1356336X19882054
O’TOOLE, Therese. Engaging with young people’s conceptions of the political. Children's Geographies, v. 1, n. 1, p. 71-90, 2003. https://doi.org/10.1080/14733280302179
PAIS, José M. Traços e riscos de vida: abordagem qualitativa a modos de vida juvenis. Porto: Ambar, 2003.
PAIS, José M. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993.
PAIS, José M. A construção sociológica da Juventude - alguns contributos. Análise Social, 25(105/106), terceira série, p. 139-165, 1990.
PANCER, S. Mark; ROSE-KRASNOR, Linda; LOISELLE, Lisa. Youth conferences as a context for engagement. New Directions for Youth Development, v. 96, p. 47-64, 2002.
PFANZELT, Hannah; SPIES, Dennis C. The gender gap in youth political participation: evidence from Germany. Political Research Quarterly, v. 72, n. 1, p. 34-48. 2019. https://doi.org/10.1177/1065912918775249
PORDATA. Retrato de Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2019.
PORTELA, Filipe T. Novas formas de participação e mobilização cívicas nas redes sociais. Sociologia online, n. 11, p. 22-41, 2016, 2016.
PORTELA, José; GERRY, Chris. Dreams, pragmatism and employment outcomes among portuguese rural youth: 6 paradoxes. In: DAX, T.; MACHOLD, I. (ed.). Voices of rural youth: a break with traditional patterns. Vienna: Bundesanstalt für Bergbauernfragen, 2002. p. 122-157.
PORTUGAL. Decreto-lei nº 85/2009, de 27 de Agosto, 2009. Estabelece o regime da escolaridade obrigatória para as crianças e jovens que se encontram em idade escolar e consagra a universalidade da educação pré -escolar para as crianças a partir dos 5 anos de idade. Diário da República, 1ª série, n. 166, p. 5635, Lisboa, 27 ago. 2009. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/488826
PRITZKER, Suzanne; METZGER, Aaron. Facilitating civic engagement among rural youth: a role for social workers. In: GINSBERG, Leon (ed.). Social work in rural communities. Alexandria: Council on Social Worl Education, 2011. p. 185-210.
PUTNAM, Robert. Bowling alone: America’s declining social capital. In: CROTHERS L.; LOCKHART, C. (ed.) Culture and politics. Nova York: Palgrave Macmillan, 2000. p. 223-234. https://doi.org/10.1007/978-1-349-62397-6_12
RIBEIRO, Norberto; FERREIRA, Pedro; MALAFAIA, Carla; MENEZES, Isabel. The “Europeanization” of gender policies in Portugal: Transformations in women’s access to civil, political and social rights. In: BARRETT, M.; ZANI, Bruna (ed.). Political and civic engagement: multidisciplinary perspectives. Londres: Routledge. 2014. https://doi.org/10.4324/9781315758145
RIBEIRO, Norberto; NEVES, Tiago; MENEZES, Isabel. Participação cívica e política de jovens imigrantes e portugueses. Análise Social, n. 221, p. 822-849, 2016.
ROSS, Allistair. Education for active citizenship: practices, policies, promises. International Journal of Progressive Education, v. 8, 3, p. 7-14, 2012.
SAMPAIO, Marta; SILVA, Sofia M. Youth policies priorities: understanding young people pathways in border regions of Portugal. Revista de Estudos Regionales, no prelo, 2022.
SEGALEN, Martine. Sociologia da família. Lisboa: Terramar, 1999.
SHILDRICK, Tracy; MACDONALD, Robert. In defence of subculture: young people, leisure and social divisions. Journal of Youth Studies, v. 92, p. 125-140, 2006. https://doi.org/10.1080/13676260600635599
SILVA, Sofia M. Growing up in a Portuguese Borderland. In: SPYROU, S.; CHRISTOU, M. (ed.). Children and borders. Nova York: Palgrave Macmillan, 2014.
SILVA, Sofia M. Disinheriting the heritage and the case of Pauliteiras: young girls as newcomers in a traditional dance from the Northeast of Portugal. In: BALDACCHINO, J.; VELLA, R. (ed.). Mediterranean art and education: Navigating local, regional and global imaginaries through the lens of the arts and learning. Rotterdam: Sense Publishers & Mediterranean Journal of Educational Studies, 2013.
SILVA, Sofia M. Da casa da juventude aos confins do mundo. Etnografia das fragilidades, medos e estratégias juvenis. Porto: Edições Afrontamento, 2011.
SILVA, Sofia M.; SILVA, Ana M.; CORTÉS-GONZÁLEZ, Pablo; BRAZIENE, Ruta. Learning to leave and to return: mobility, place, and sense of belonging amongst young people growing up in border and rural regions of mainland Portugal. Sustainability, v. 13, n. 16, e9432, 2021. https://doi.org/10.3390/su13169432
SINGLY, François. Sociologia da família contemporânea. Lisboa: Texto & Grafia, Lda, 2011.
THEODORI, Ann E.; THEODORI, Gene L. The influences of community attachment, sense of community, and educational aspirations upon the migration intentions of rural youth in Texas. Community Development, v. 46, n. 4, p. 380-391, 2015. https://doi.org/10.1080/15575330.2015.1062035
TEORELL, Jan; TORCAL, Mariano; MONTERO, José R. Political participation: mapping the terrain. In: VAN DETH, J. et al. (eds.). Citizenship and involvement in European democracies: a comparative analysis. Londres: Routledge, 2007. p. 334-357.
TIZA, António P. O conhecimento mútuo das tradições etnográficas na educação espanhola e portuguesa: mascaradas e pauliteiros em terras de Zamora e Bragança. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Valladolid, Valladolid, Espanha., 2010.
TRIVELLI, Carolina; MOREL, Jorge. Rural youth inclusion, empowerment, and participation. The Journal of Development Studies, v. 57, n. 4, p. 635-649, 2020. https://doi.org/10.1080/00220388.2020.1808194
UNIÃO EUROPEIA. Estratégia da União Europeia para a juventude 2019-2027. Jornal Oficial da União Europeia, 2018. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:42018Y1218(01)&from=PT
VAN DETH, Jan. A conceptual map of political participation. Acta Politica, v. 49, p.349-367, 2014. https://doi.org/10.1057/ap.2014.6
WALTHER, Andreas. Regimes of youth transitions: choice, flexibility and security in young people’s experiences across different european contexts. Young, v. 14, n. 2, p.119-139, 2006. https://doi.org/10.1177/1103308806062737
WATTENBERG, Martin. Is voting for young people? Nova York: Routledge, 2016.
WIBORG, Agnete. Place, nature and migration: students’ attachment to their rural home places. Sociologia Ruralis, v. 44, n. 4, p. 416-432, 2004. https://doi.org/10.1111/j.1467-9523.2004.00284.x
YNDIGEGN, Carsten. Life planning in the periphery: life chances and life perspectives for young people in the Danish-German border region. Young, v. 11, n. 3, p. 235-251, 2003. https://doi.org/10.1177/11033088030113003
ZUKIN, Cliff; KEETER, Scott; ANDOLINA, Molly; JENKINS, Krista; CARPINI, Michael. New engagement? Political participation, civic life, and the changing American citizen. Nova York: Oxford University Press, 2006. https://doi.org/10.1017/Si537592707071150
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nicolas Martins da Silva, Sara Pinheiro, Sofia Marques da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.